Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Tendência Barbiecore: o que é esse estilo e como aderir?

Diretamente do filme da Barbie, a cor invadiu o guarda-roupa e as ruas e tem conquistado os amantes da moda barbiecore

19/07/2023 às 11h37

26/09/2023 às 10h52

A tendência agora é rosa-choque! Diretamente do filme da Barbie, a cor invadiu o guarda-roupa e as ruas e tem conquistado os amantes da moda barbiecore, um estilo cada vez mais forte no mundo fashion. A estreia do live-action está marcada para esta quinta-feira (20), mas muitos já aderiram às cores vibrantes e aos diversos tons de rosa, caraterística marcante da boneca mais famosa do mundo.

O filme Barbie, produzido por Greta Gerwig e estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling, mostra o universo barbiecore. As referências dominaram as passarelas e foram inspirações para grandes marcas como Balenciaga e Valentino, que lançaram suas coleções all pink.

Margot Robbie e Ryan Gosling interpretam Barbie e Ken no filme - (Reprodução) Reprodução
Margot Robbie e Ryan Gosling interpretam Barbie e Ken no filme

Saindo do período pandêmico, onde as pessoas aderiram ao moletom e cores mais sóbrias, a Barbiecore traz a moda Dopamina, com cores alegres e vibrante pós-Covid. Esse estilo faz referência aos looks que causam sensação de prazer, levando essa substância do cérebro para todo o corpo, promovendo felicidade, prazer e satisfação.

Mas, afinal, o que é estilo Barbiecore e como usá-lo no dia a dia?

Conhecida como Barbiecore, a nova tendência consiste, basicamente, em adotar roupas, acessórios, penteados e maquiagens que remetam à boneca Barbie. Nesse sentido, a característica mais marcante da tendência é a cor que vem à mente logo que pensamos na boneca: o rosa nos mais variados tons, expressando a feminilidade e o empoderamento.

O cabelo em rabo de cavalo é outra inspiração do universo Barbie, além da maquiagem com tons rosados. Esse é o primeiro passo para aderir ao estilo e incorporá-lo no dia a dia. Para quem tem receio de mergulhar de cabeça no universo cor de rosa, a dica é inserir aos poucos, usando tons de rosa em detalhes ou acessórios, ou ainda mesclando com outras cores, como o preto ou branco.

E quem acha que não é possível usar o estilo Barbiecore no trabalho, está completamente enganado. Jeniffer Ferreira, consultora de imagem, explica que a cor rosa é perfeita para trazer mais estilo e energia nos looks do dia a dia. Mesmo em ambientes mais formais, o rosa pode se fazer presente.

Jeniffer Ferreira, consultora de imagem - (Reprodução/Arquivo Pessoal) Reprodução/Arquivo Pessoal
Jeniffer Ferreira, consultora de imagem

“Para incorporar o barbiecore ao seu dia a dia, a regra número um é usar a criatividade! O rosa pode aparecer em looks de todos os estilos. O visual monocromático é uma opção para quem tem dificuldade na hora de combinar diferentes cores em uma mesma produção. Podemos montar looks elegantes ou mais casuais, tudo vai depender do ambiente. Se você prefere apostar no Barbiecore de outra maneira, também dá para usar peças rosa com roupas de outros tons”, disse.

Jeniffer Ferreiraconsultora de imagem

A consultora destaca a junção entre a cor e a modelagem da peça precisa ser bem pensada, levando em consideração a ocasião que será usada. Isso porque os tons mais claros de rosa remetem à delicadeza e suavidade em ambientes formais, possibilitando a criação de um look monocromático. Para quem deseja ousar um pouco mais, é possível combinar outro tom de rosa mais escuro e aplicá-lo em acessórios, por exemplo.

Outra ideia para quem quer aderir ao Barbiecore, mas não gosta do look inteiro rosa, é usar as estampas a seu favor, equilibrando o rosa com a presença de outras cores. Começar a introduzir o rosa aos poucos nas suas produções, vale apostar em algumas peças por vez. Podemos trazer o rosa apenas na maquiagem, ou em acessórios como bolsas, cintos e sapatos.

“Dependendo da ocasião, o segredo é saber como usar esse tom que é tão chamativo com outras peças para equilibrar a produção. Então é escolher os elementos de tendência que você mais gosta e trazer para o seu visual. Não existe uma idade específica para aderir à tendência. Só dar um toque especial na sua produção, até apenas pontuar um detalhe na cor rosa já está valendo”, completa Jeniffer Ferreira.

Mais sobre: