Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Viradouro é campeã do Carnaval de 2024 do Rio de Janeiro

Em 2022, a escola ficou em terceiro lugar; já em, 2023, foi vice-campeã.

14/02/2024 às 17h35

A apuração das notas que determinaram a escola de samba vencedora do Carnaval do Rio de Janeiro de 2024 teve início às 15h55 desta quarta-feira de Cinzas (14). Com 270 pontos, a Viradouro foi a grande campeã do Carnaval de 2024. A escola de samba, que já havia sido vitoriosa em 1997 e 2020, é tricampeã. Em segundo lugar, ficou a Imperatriz e, em terceiro, a Grande Rio.

Uma novidade deste ano é que a apuração ocorreu na Cidade do Samba, espaço que abriga os barracões das escolas, em vez da Praça da Apoteose.

Viradouro foi a grande campeã  - (Alexandre Vidal/Divulgação Rio Carnaval) Alexandre Vidal/Divulgação Rio Carnaval
Viradouro foi a grande campeã

As escolas que estiveram na disputa pelo título em 2024 foram: Porto da Pedra, Grande Rio, Mocidade Independente de Padre Miguel, Unidos da Tijuca, Salgueiro, Estação Primeira de Mangueira, Paraíso do Tuiuti, Portela, Vila Isabel, Imperatriz Leopoldinense, Beija-flor de Nilópolis e Viradouro.

Apuração ocorreu na Cidade do Samba em vez da Praça da Apoteose - (Tânia Rêgo/Agência Brasil) Tânia Rêgo/Agência Brasil
Apuração ocorreu na Cidade do Samba em vez da Praça da Apoteose

Saiba o que os julgadores avaliam em cada quesito

Bateria: a manutenção regular e a sustentação da cadência da bateria em consonância com o samba-enredo; a perfeita conjugação dos sons emitidos pelos vários instrumentos; a criatividade e a versatilidade da bateria.

Samba-enredo: a letra e a melodia do samba-enredo apresentado, respeitando-se a licença poética. A letra poderá ser descritiva ou interpretativa, sendo que a letra é interpretativa a partir do momento que contar o enredo, sem se fixar em detalhes. Em relação à melodia, são avaliadas as características rítmicas próprias do samba; a riqueza melódica, sua beleza e o bom gosto de seus desenhos musicais; a capacidade de sua harmonia musical facilitar o canto e a dança dos desfilantes.

Harmonia: o entrosamento entre o ritmo e o canto. A perfeita igualdade do canto do samba-enredo pelos componentes da escola, em consonância com o “puxador” (intérprete do samba) e a manutenção de sua tonalidade; o canto do samba-enredo, pela totalidade da escola; a harmonia do samba.

Evolução: é a progressão da dança de acordo com o ritmo do samba que está sendo executado e com a cadência mantida pela bateria. A fluência da apresentação penalizando, portanto, a ocorrência de correrias e de retrocesso e/ou retorno de alas, destaques e/ou alegorias. A espontaneidade, a criatividade, a empolgação e a vibração dos desfilantes; a coesão do desfile, isto é, a manutenção de espaçamento o mais uniforme possível entre alas e alegorias, penalizando, portanto, a abertura de claros (buracos) e a embolação de alas e/ou grupos (exemplo, uma ala invadindo outra).

Enredo: o conteúdo da narrativa construída sobre um tema, um conceito ou uma história que é apresentada de forma sequencial, por meio de representações iconográficas como elementos cenográficos (alegorias e adereços) e figurinos (fantasias). São dois subquesitos, concepção e realização. São penalizadas troca de ordem, falta ou presença não prevista em roteiro de alegorias, tripés ou alas.

Entenda os critérios avaliados - (Tânia Rêgo/Agência Brasil) Tânia Rêgo/Agência Brasil
Entenda os critérios avaliados

Alegorias e adereços: estão em julgamento as alegorias (entendendo-se, como tal, qualquer elemento cenográfico que esteja sobre rodas, incluindo os tripés) e os adereços (entendendo-se, como tal, qualquer elemento cenográfico que não esteja sobre rodas), exceto os utilizados para a realização das comissões de frente. são dois subquesitos, concepção e realização. Há perda de pontos para a inclusão de qualquer tipo de merchandising, quantidades de alegorias e/ou tripés fora dos limites mínimo ou máximo fixadas pelo regulamento.

Fantasias: no subquesito concepção - a concepção e a adequação das fantasias ao enredo as quais devem cumprir a função de representar as diversas partes do conteúdo desse enredo; a capacidade de serem criativas, mas devendo possuir significado dentro do enredo.

No subquesito realização - a impressão causada pelas formas e pelo entrosamento, utilização, exploração e distribuição de materiais e cores; os acabamentos e os cuidados na confecção que deverão também possibilitar uma boa evolução dos componentes; a uniformidade de detalhes, dentro das mesmas alas, grupos e/ou conjuntos (igualdade de calçados, meias, shorts, biquínis, soutiens, chapéus e outros complementos, quando ficar nítido esta proposta).

Comissão de frente: a concepção da comissão de frente e a sua capacidade de impactar positivamente o público; a indumentária; o cumprimento da função de saudar o público e apresentar a escola; a coordenação, o sincronismo e a criatividade. A comissão de frente poderá se apresentar a pé ou sobre rodas, trajando fantasias dentro da proposta do enredo ou tradicionalmente.

Mestre-sala e porta-bandeira: a indumentária do casal, verificando sua adequação para a dança e a impressão causada pelas suas formas e acabamentos; beleza e bom gosto; a exibição da dança do casal, considerando-se que não “sambam” e sim executam um bailado no ritmo do samba, com passos e características próprias, com meneios, mesuras, giros, meias-voltas e torneados; a harmonia do casal.

Com informações da Agência Brasil