Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Enem 2024: estudantes devem organizar seu tempo para fazer uma boa Redação

Para os orientadores, se os candidatos souberem estruturar seu texto, com a mesma tranquilidade da sala de aula, o sucesso será garantido

01/11/2024 às 10h47

Nos dias 03 e 10 de novembro, os estudantes que se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 poderão colocar em prática tudo que aprenderam ao longo do ano. Dentre as disciplinas cobradas, uma que certamente é temida pelos candidatos é a Redação. No texto dissertativo-argumentativo, o estudante precisa apresentar, em até 30 linhas, por meio de argumentação, a defesa de uma ideia ou ponto de vista.

Para os candidatos que ainda têm dúvidas sobre como estruturar uma redação, conforme os requisitos cobrados no Enem, a professora de Redação, Fernanda Castro, dá algumas dicas para essa reta final. Ela ressalta que os estudantes, além de se preocuparem com a composição do texto, devem ficar atentos ao conteúdo que vão apresentar.

“A estrutura da Redação do Enem é formada pela introdução, pelo desenvolvimento e pela conclusão. Temos aí quatro parágrafos, sendo dois de desenvolvimento, em um texto dissertativo-argumentativo, no qual o aluno vai apresentar uma opinião. É importante lembrar de elencar causas, exemplos e consequências, enriquecendo o texto com repertório sociocultural, que vai legitimar os argumentos”, explica.

Os estudantes, além de se preocuparem com a composição do texto, devem ficar atentos ao conteúdo que vão apresentar - (Divulgação/CEV) Divulgação/CEV
Os estudantes, além de se preocuparem com a composição do texto, devem ficar atentos ao conteúdo que vão apresentar

A docente destaca que a leitura é a maior aliada na construção de um bom repertório cultural. Por isso, ler artigos de opinião sobre diversas temáticas podem auxiliar na ampliação do conhecimento, facilitando o candidato na hora de desenvolver seus argumentos. Além disso, a professora Fernanda Castro aconselha que os candidatos façam leituras voltadas para os eixos de meio ambiente, tecnologia e relacionados a minorias.

“A dica de ouro é não deixar a Redação, de forma alguma, para o final, porque geralmente não dá tempo. Organizar seu texto com tranquilidade, em um tempo que já deve ser treinado nos simulados, é garantia de sucesso. No dia da prova é normal querer logo ver o tema, pode fazer isso, mas nesse momento também é importante ir com calma, circular palavras-chave, elencar sinônimo e depois ir para a leitura dos textos motivadores. Eu aconselho essa estratégia e depois começar a pensar em um projeto de texto, lembrar exemplos e pincelar o rascunho. Pule para a prova de Linguagens, depois volte para passar a limpo a Redação. Essa prática ajuda a dar uma pausa para perceber desvios gramaticais e pontos a serem melhorados”, orienta a professora.

Nesses últimos dias, Fernanda Castro recomenda que os alunos não produzam novos textos, apenas revisem os eixos temáticos, pensem em teses possíveis e organizem projetos de texto. A essa altura os alunos já estão prontos, eu fico na torcida, eles só precisam acreditar neles mesmos e cuidar da saúde mental”, conclui a docente.

Orientações para o dia da prova

Faltando apenas dois dias para aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os candidatos devem ficar atentos ao que devem ou não fazer no dia do exame, o horário que os portões serão abertos e fechados, e o que é ou não permitido levar. Antes de tudo, o candidato que ainda não conferiu o seu local de prova, deve fazer isso através do site do Inep, onde é disponibilizado o Cartão de Confirmação de Inscrição. A orientação é que o participante leve esse documento impresso nos dois dias de aplicação do exame.

O que levar?

  • Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente;
  • Documento de identificação válido, físico ou digital;
  • Cartão de confirmação de inscrição;
  • Declaração de comparecimento impressa (caso o aluno precise justificar a presença no exame).

É permitido entrar

  • Lanches e água;
  • Medicamentos;
  • Artigos religiosos (véu, quipá, burca, etc.).

O que não pode levar?

  • Armas de fogo; 
  • Bebida alcóolica, aberta ou fechada;
  • Cigarros e derivados do tabaco;
  • Quaisquer outras drogas ilícitas.

Horário da prova

Nos dias de realização do exame, os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília). É proibida a entrada do participante após o fechamento dos portões. O acesso à sala de provas será permitido com a apresentação de documento de identificação com foto válido e dentro do horário estabelecido.

A aplicação das provas terá início às 13h30 e término às 19h, no primeiro dia, e às 18h30, no segundo dia. Ao participante com solicitação de tempo adicional aprovada, a prova terá início às 13h30 e término às 20h, no primeiro dia, e às 19h30, no segundo dia. A participante com solicitação de recurso de videoprova em Libras, a prova terá início às 13h30 e término às 21h, no primeiro dia, e às 20h30, no segundo dia, em todos os estados e no Distrito Federal.

A ida ao banheiro antes das 13h (horário de Brasília), após procedimentos de identificação realizados na sala de provas, requer nova identificação do participante para retorno à sala de provas.Todas as salas terão um marcador para acompanhamento do tempo de prova.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.