A partir desta quinta-feira (24), cerca de 34,2 milhões de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passam a receber a primeira parcela da antecipação do 13º salário. O pagamento ocorre de forma escalonada até o dia 8 de maio, conforme o dígito final do Número de Inscrição Social (NIS).
LEIA TAMBÉM

O pagamento do 13º salário para aposentados e pensionistas do INSS foi antecipado pelo governo federal, como já ocorreu em anos anteriores. A antecipação será feita em duas parcelas, sendo a primeira depositada entre os dias 24 de abril e 8 de maio e a segunda entre 26 de maio e 6 de junho. As datas seguem o número final do NIS e são diferentes para quem recebe até um salário mínimo e para quem recebe acima desse valor.
Conforme os dados mais recentes do INSS, de fevereiro, 28,68 milhões de pessoas, cerca de 70,5% do total dos segurados do INSS, ganham até um salário mínimo por mês (R$ 1.518), enquanto 11,98 milhões de beneficiários recebem acima do piso nacional. Desse total, 10,6 mil ganham o teto da Previdência Social, de R$ 8.157,41.
A maioria dos aposentados e pensionistas receberá 50% do décimo terceiro na primeira parcela. A exceção é para quem passou a receber o benefício depois de janeiro e terá o valor calculado proporcionalmente.
O Ministério da Previdência esclarece que os segurados que recebem benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) também têm direito a uma parcela menor do décimo terceiro, calculada de acordo com a duração do benefício. Por lei, os segurados que recebem benefícios assistenciais, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o Renda Mensal Vitalícia, não têm direito a décimo terceiro salário.
Como conferir o adiantamento do 13º Salário
- Acesse o site ou aplicativo Meu INSS
- Faça login com CPF e senha
- No menu, selecione “Extrato de Contribuição”
- Clique em “Baixar PDF” para obter o documento do INSS
Quem não tiver acesso à internet pode ligar para a Central 135, informar o CPF e confirmar algumas informações cadastrais. O atendimento é de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.
O aplicativo Meu INSS agora conta com uma funcionalidade de comando de voz para facilitar a busca por serviços. A novidade é especialmente útil para aposentados e pensionistas com dificuldade de digitação. Basta ativar o microfone na barra de pesquisa e dizer o serviço desejado. O sistema identifica a solicitação e direciona para o serviço correspondente.
Quem recebe primeiro?
O pagamento segue o número final do cartão de benefício (sem considerar o dígito verificador após o traço). Veja abaixo o calendário da primeira parcela:
Veja o cronograma de pagamento:
Primeira parcela (abril/maio) - Quem recebe até um salário-mínimo:
- Final 1: 24 de abril
- Final 2: 25 de abril
- Final 3: 28 de abril
- Final 4: 29 de abril
- Final 5: 30 de abril
- Final 6: 2 de maio
- Final 7: 5 de maio
- Final 8: 6 de maio
- Final 9: 7 de maio
- Final 0: 8 de maio
Quem recebe acima de um salário-mínimo:
- Finais 1 e 6: 2 de maio
- Finais 2 e 7: 5 de maio
- Finais 3 e 8: 6 de maio
- Finais 4 e 9: 7 de maio
- Finais 5 e 0: 8 de maio
Segunda parcela (maio/junho) - Quem recebe até um salário-mínimo:
- Final 1: 26 de maio
- Final 2: 27 de maio
- Final 3: 28 de maio
- Final 4: 29 de maio
- Final 5: 30 de maio
- Final 6: 2 de junho
- Final 7: 3 de junho
- Final 8: 4 de junho
- Final 9: 5 de junho
- Final 0: 6 de junho
Quem recebe acima de um salário-mínimo:
- Finais 1 e 6: 2 de junho
- Finais 2 e 7: 3 de junho
- Finais 3 e 8: 4 de junho
- Finais 4 e 9: 5 de junho
- Finais 5 e 0: 6 de junho
Com informações da Agência Brasil
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.