Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Primeiro bebê a nascer na nova Maternidade Dona Evangelina Rosa se chama Lucka Ghael

Teve início neste domingo o processo de transferência de mães e bebês para a Nova Maternidade

26/11/2023 às 15h29

26/11/2023 às 15h32

Nasceu na manhã deste domingo (26) o primeiro bebê na Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa, na zona Leste de Teresina. Lucka Ghael veio ao mundo de parto normal pesando 2,980kg e medindo 51cm. A mãe, que tem 16 anos, e o bebê estão estáveis e serão transferidos a uma das enfermarias da nova maternidade.

“A paciente chegou na Nova Maternidade em trabalho de parto avançado. Internamos, acompanhamos todo o trabalho de parto e o Lucka nasceu às 9h55 de parto normal. Foi um parto muito tranquilo, muito emocionante e toda a equipe já estava preparada para realizar o atendimento completo da mãe e do bebê”, explicou a obstetra Marcele Avelino.

Maternidade Dona Evangelina Rosa  - (Divulgação / Sesapi) Divulgação / Sesapi
Maternidade Dona Evangelina Rosa

A família que já realizava o acompanhamento no ambulatório da Nova Maternidade recebeu atendimento no apartamento de pré-parto, parto e pós-parto com assistência de médicos obstetras, enfermeiros obstetras, psicóloga, técnicos de enfermagem e neonatologista, para auxiliar quando a criança nascesse.

A Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa foi inaugurada em setembro deste ano. Na primeira etapa, foram levados para o local os serviços das área administrativa e o setor de serviços ambulatoriais. Neste domingo, uma nova etapa, a de transferência de gestantes, foi iniciada.

Nova Maternidade localizada na avenida presidente kennedy, zona leste de teresina - (Assis Fernandes/ O DIA) Assis Fernandes/ O DIA
Nova Maternidade localizada na avenida presidente kennedy, zona leste de teresina

Segundo o secretário de saúde do Piauí, Antônio Luiz, além de Lucka, outros bebês e suas mães já estão na Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa. O gestor comentou que esse processo está sendo realizado de forma planejada e gradativa, até que todos os pacientes sejam transferidos.

"Este momento é um marco significativo para a saúde em nosso estado. Com grande alegria, recebemos Lucka Ghael como o primeiro bebê desse novo capítulo, entregando assistência realizada por uma equipe capacitada e em um ambiente hospitalar completamente equipado com tecnologia de ponta", destacou o secretário.