Em Teresina, um novo Centro de Referência para Atendimento às Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) será construído. A unidade funcionará no prédio do Instituto de Perinatologia, localizado no complexo da antiga Maternidade Dona Evangelina Rosa. As obras devem iniciar em 90 dias, com previsão de entrega em 2024.
Leia também: Maternidade e mercado de trabalho: como as empresas podem apoiar as mães no processo de aleitamento materno
“No local, teremos um complexo ambulatorial, que compõe o Centro Especializado no TEA, o Complexo da Saúde Mental e também a parte de geriatria. A meta é tudo ficar pronto no próximo ano”, explica o governador Rafael Fonteles.
Na próxima semana deve ser publicado o edital de licitação para escolha da empresa que irá fazer a reforma do instituto e transformá-lo em um novo complexo. “No projeto consta a construção de piscinas, auditórios, um consultório e de um ambiente familiar, porque a gente sabe que as mães ou os pais, quando recebem um diagnóstico de um filho com autismo, precisam de um suporte”, destaca o secretário Mauro Eduardo, que atua na área de Inclusão da Pessoa com Deficiência.
Além de 10 consultórios, posto de enfermagem, salas de escape e de práticas terapêuticas, o novo centro de referência irá contar com copa para familiares, sala de assistência social, brinquedoteca, auditório e outros espaços.