O vereador Eduardo Bacelar (Progressistas), presidente da Câmara Municipal de União, destacou que a base do prefeito Gustavo Medeiros (UB) tem apoio da grande maioria da Casa Legislativa. Segundo ele, dos 13 vereadores da Câmara, pelo menos dez estarão com o Medeiros na disputa eleitoral de 2024.
LEIA TAMBÉM
Em entrevista ao programa O Dia News, da O Dia TV, nesta quinta-feira (15), Eduardo Bacelar explicou que é natural o amplo apoio da base a Gustavo Medeiros em razão do “bom momento administrativo”.
Ainda conforme o vereador, os projetos encabeçados pelos parlamentares da Casa não estão sofrendo vetos da administração pública de União, um dos fatores exemplificados para o apoio à gestão da cidade.
“Temos uma relação muito amistosa [com o Poder Executivo]. Estamos fazendo o que diz a Constituição que é a de ter os Poderes harmônicos para devolvermos um bom trabalho para a população. O prefeito não tem botado dificuldade nenhuma em assinar a liberação de obras, pois sabemos que quando é apresentado uma emenda o prefeito tem que dar a anuência”, argumentou o parlamentar.
Concurso público e ações da Câmara
Na ocasião, Bacelar deu mais detalhes sobre um novo concurso público para a Câmara Municipal de União. O novo certame, segundo Bacelar, ocorre após cerca de 20 anos sem novo concurso público. “Anunciamos agora recentemente um concurso público da Câmara. Há mais de 20 anos que a Casa não fazia concurso e estamos fazendo. Criamos em lei as vagas e agora em processo de licitação para contratarmos a empresa que vai administrar o certame”, relatou.
Eduardo Bacelar destacou ainda algumas ações implantadas na cidade em razão da união de esforços da Casa Legislativa municipal. Um dos feitos, segundo ele, foi a inauguração do Centro de Identificação Félix Pacheco, que desde sua implantação, em agosto do ano passado, já conseguiu emitir mais de 10 mil documentos.
“Conseguimos implantar o Centro de Identificação Félix Pacheco lá em União que não tinha. Antes quando se tirava documento lá era necessários esperar cerca de 90 dias para receber o documento. Por mais que a prefeitura tivesse um posto, o local não dava a agilidade necessária”, disse Eduardo Bacelar.
Outro projeto citado na entrevista foi as articulações acerca da Escola do Legislativo. O local servirá de meio de qualificação profissional para a população e oferecerá diversos cursos em parceria com a União das Câmaras Municipais do Estado do Piauí (AVEP), Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) e Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI). O convênio para a viabilidade das ofertas de cursos já foi assinado.