Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Após impedir asfaltamento de rua, prefeito de Porto pede respeito ao pacto federativo

O pano de fundo do embate envolve a disputa pela Prefeitura Municipal de Porto na eleição de outubro deste ano

16/04/2024 às 15h13

O asfaltamento de ruas no município de Porto, no Norte do Piauí, gerou embate político e acirrou o clima de pré-campanha. O estopim da disputa aconteceu na última segunda-feira (16) quando o prefeito Dó Bacelar (Progressistas) estacionou um trator da secretaria de Obras do município para impedir que o Departamento de Estradas e Rodagens (DER) asfaltasse uma rua da cidade.

O pano de fundo do embate envolve a disputa pela Prefeitura Municipal de Porto na eleição de outubro deste ano. O asfalto do DER foi uma solicitação do pré-candidato a prefeito do Partido dos Trabalhadores, Aluísio Vaz. Dó Bacelar, que está no sexto mandato e não tem direito a reeleição já anunciou o ex-prefeito Antônio Gerôncio como seu candidato.

Prefeito colocou trator para impedir asfaltamento - (Reprodução / redes sociais ) Reprodução / redes sociais
Prefeito colocou trator para impedir asfaltamento

O prefeito alegou que já possuía convênio com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) para o asfaltamento da rua. Os aliados do Governo do Estado, por outro lado, afirmaram que possuíam um termo de cooperação técnica celebrado entre o DER e a Prefeitura de Porto. 

Termo de cooperação entre Governo e Prefeitura  - ()
Termo de cooperação entre Governo e Prefeitura

“Estamos lutando com essa obra há dois anos, conseguimos o convênio com a Codevasf, conseguimos a licitação, quando foi segunda-feira expedimos a ordem de serviço. Quando eles viram que iriamos iniciar a obra eles chamaram uma meia carrada de caçamba para fazer essa afronta a cidade”, disse o prefeito em vídeo gravado nesta terça-feira (16).

O gestor alegou que a situação é uma quebra do pacto federativo e disse que não é contra o asfaltamento de outras ruas nas quais a gestão não conseguiu incluir no convênio com a Codevasf. “Quero que o governo do estado asfalte todas as ruas da minha cidade, mas essa rua São José é impossível por que tenho convênio com a Codevasf, isso é quebra do pacto federativo. Estou iniciando a obra hoje, vieram na frente com bandalheira, com anarquia”, completou.

O Portal O Dia fez contanto com o DER através da assessoria para esclarecimentos, mas o órgão estadual não irá se manifestar sobre o ocorrido no município de Porto.