Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Bombeiros conseguem combater incêndio que matou quatro pessoas em Canto do Buriti

Chamas foram controladas e todos os focos que poderiam existir foram extintos. Esforços agora se concentram em queimada em Curimatá.

15/10/2024 às 16h44

O Corpo de Bombeiros do Piauí conseguiu extinguir o incêndio de grandes proporções que atingia as imediações da Fazenda Santa Clara na cidade de Canto do Buriti. O fogo chegou a fazer quatro vítimas da mesma família no último domingo (06) e a situação acabou virando alvo de um inquérito por parte da Polícia Civil.

Bombeiros conseguem combater incêndio que matou quatro pessoas em Canto do Buriti - (Divulgação/Corpo de Bombeiros do Piauí) Divulgação/Corpo de Bombeiros do Piauí
Bombeiros conseguem combater incêndio que matou quatro pessoas em Canto do Buriti

Atuaram no combate ao incêndio em Buriti dos Lopes ao menos 20 homens e mulheres do efetivo dos Bombeiros e brigadistas civis. As equipes fizeram o resfriamento da região até constatar que não havia mais nenhum foco que pudesse causa preocupação. “Mesmo depois de debelado, contamos com o auxílio da aeronave da Polícia Militar para confirmar se ainda existiam focos de incêndio. Sendo observado que não existem mais estes focos, o serviço foi concluído. O trabalho de rescaldo foi realizado na mata”, relatou o coronel Egídio Leite, comandante operacional do Corpo de Bombeiros.

Apesar de combatido o foco de incêndio em Canto do Buriti, o Corpo de Bombeiros permanece atuando na região. As equipes seguiram para o município de Curimatá onde atuam no controle de um incêndio florestal numa região de mata seca e, segundo a Corporação, de difícil acesso.

Bombeiros conseguem combater incêndio que matou quatro pessoas em Canto do Buriti - (Assis Fernandes/O Dia) Assis Fernandes/O Dia
Bombeiros conseguem combater incêndio que matou quatro pessoas em Canto do Buriti

Piauí já registrou mais de 960 focos de incêndio só em outubro

O mês de outubro chegou à sua metade nesta terça-feira (15) e em seus primeiros quinze dias trouxe um dado alarmante. Somente na primeira quinzena deste mês o Piauí já registrou 963 focos de incêndio, segundo o mapeamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Para o comandante operacional da Corporação, o número reflete o quanto o piauiense ainda precisa se conscientizar sobre os riscos que uma queimada causa para si e para o meio ambiente.

“É um dado que nos faz refletir que enquanto não mudarmos essa cultura prejudicial e nos conscientizarmos do perigo que essas queimadas representam para nossas vidas, as ocorrências continuarão em um número alarmante de crescimento, o que põe em risco a vida de toda a população, bem como a vida dos próprios bombeiros militares, seja na capital ou interior do Estado”, afirma o coronel Egídio.

Coronel Egídio Leite, do Corpo de Bombeiros do Piauí - (Assis Fernandes/O Dia) Assis Fernandes/O Dia
Coronel Egídio Leite, do Corpo de Bombeiros do Piauí

De janeiro a setembro deste ano, o Corpo de Bombeiros já atuou no combate a 442 focos de incêndio no Piauí. Somente nos 12 primeiros dias do mês de outubro foram registradas sete ocorrências que foram devidamente combatidas nas cidades de José de Freitas, Cajueiro da Praia, Nazária, Curralinhos e Canto do Buriti.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.