Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Homem se passava por vendedor de colchões para aplicar golpe em idosos no Piauí e Maranhão

Acusado vendia os colchões e se apossava dos dados bancários das vítimas quando elas pagavam a compra

17/04/2024 às 13h46

Um homem de 28 anos identificado pelas iniciais H.S.N foi preso em São Raimundo Nonato, no bairro Milonga, acusado de aplicar golpes em idosos no Piauí e no Maranhão. De acordo com a polícia, o acusado se passava por vendedor de colchões para idosos, os convencia a fazer a compra e na ocasião do pagamento, se apossava dos dados das vítimas para fazer empréstimos.

A prisão foi efetuada pela Delegacia Seccional de São Raimundo Nonato. Responsável pelo inquérito, o delegado Hederson Bernardo, deu detalhes de como H.S.N agia. “Ele se passava por vendedor de colchões e quanto a vítima ia fazer o pagamento e parcelar a compra, ele se aproveitava do acesso os documentos e cartões delas para fazer empréstimos. Em algumas ocasiões, ele chegava a levar as vítimas aos bancos e fazia essas transações, inclusive, transferindo dinheiro das contas delas para outras contas”, explica.

Homem se passava por vendedor colchões para aplicar golpe em idosos no Piauí e Maranhão - (Divulgação/Polícia Civil) Divulgação/Polícia Civil
Homem se passava por vendedor colchões para aplicar golpe em idosos no Piauí e Maranhão

H.S.N é suspeito de envolvimento em uma organização criminosa e deverá responder pelo crime de estelionato contra a pessoa idosa tanto no Piauí quanto no Maranhão. Os crimes, segundo a polícia, aconteciam dede 2022. Autuado, o acuado foi conduzido para a delegacia de São Raimundo Nonato por força de mandado de prisão. Além desta ordem judicial, a polícia cumpriu, também um mandado de busca e apreensão na residência de H.S.N para sequestro de bens como o do veículo usado para praticar os crimes.

Confira algumas dicas para evitar cair em golpes

Golpes financeiros estão cada vez mais comuns. Alguns são conhecidos como ‘golpe das novinhas’, golpe do PIX e até golpe da OLX. Os criminosos costumam se valer da internet e das redes sociais para aplica-los. A polícia orienta a população e dá três dicas para evitar cair nestes golpes financeiros.

  • Cautela: é preciso ter calma antes de fechar um negócio e avaliar as circunstâncias se aquela oportunidade é realmente verdadeira.
  • Desconfiança: desconfie de qualquer oferta de valores e antes de realizar qualquer transação. Faça buscas na internet e verifique se aparece alguma irregularidade junto ao nome da pessoa com quem você está tratando ou fechando algum acordo.
  • Confirme informações: confirme as informações, seja de pessoas ou empresas, de modo a ter certeza de que aquela pessoa física ou jurídica existe mesmo ou se foi criada para aplicar um golpe.

________

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.