Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Incêndio na Serra das Confusões: ICMbio confirma três focos de fogo no parque

No último sábado equipes do Corpo de Bombeiros da capital e do interior do estado foram enviadas a região e uma aeronave do Batalhão de Policiamento Aéreo também foi deslocada para o sul do Piauí.

22/10/2023 às 10h45

22/10/2023 às 10h45

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) confirmou a existência de três focos ativos de incêndio dentro do Parque Nacional da Serra das Confusões, no sul do Piauí, O local é considerado a maior área de preservação da Caatinga, de acordo com as autoridades federais. No último sábado equipes do Corpo de Bombeiros da capital e do interior do estado foram enviadas a região e uma aeronave do Batalhão de Policiamento Aéreo também foi deslocada para o sul do Piauí.

De acordo com órgão com o ICMbio, que é responsável por essa unidade de conservação, na situação atual, o parque tem três focos de incêndios ativos, todos sendo combatidos por 15 brigadistas do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama/MMA).

Bombeiros trabalham no combate ao incêndio próximo ao parque nacional da serra das confusões - (Ascom Corpo de Bombeiros) Ascom Corpo de Bombeiros
Bombeiros trabalham no combate ao incêndio próximo ao parque nacional da serra das confusões

Na última sexta (20), o fogo teria se dividido em duas frentes, após o surgimento de um foco de incêndio ao sul da unidade de conversação. O ICMbio afirma que o combate na região foi dificultado, devido ao acesso aos focos ser complicado e distante, às condições climáticas estarem propícias ao aumento da intensidade do fogo; e o cansaço das equipes.

O incêndio também é preocupante no entorno do parque nacional, na porção sudoeste. No Instagram do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, uma publicação mostra a atuação dos bombeiros militares no combate ao fogo na localidade de Tacho, no município de Cristino Castro (PI).

Carregando publicação do Instagram... Clique para ver a publicação

Helícoptero da PM joga água no incêndio

Em material divulgado nesta manhã a Polícia Militar do Piauí afirmou que segue dando apoio no combate ao incêndio florestal dentro do Parque , na localidade Tacho, na cidade de Cristino Castro, no Sul do estado. 

A linha de fogo, de aproximadamente 6 a 7 quilômetros, que avança parque a dentro, está sendo combatida por uma equipe de cerca de 30 pessoas empregadas, entre bombeiros, policiais militares do Bopaer e brigadistas do ICMBIO. 

Equipes já estavam no local há alguns dias realizando o combate em um flanco, mas devido ao difícil acesso e distância por terra, a extinção se tornou mais delicada.

Com isso, o helicóptero, que também atua no combate direto com o sistema bambi bucket (espécie de cesto que coleta a água e através de um mecanismo automático acionado pelo piloto, a solta), está realizando o transporte das equipes para mais próximo ao local dos focos, para atuarem por terra. 

“O coronel Scheiwann de pronto determinou que fosse deslocado para lá, a aeronave já se encontra dando apoio. Inicialmente, como a área é de difícil acesso, os policiais militar do grupamento aéreo, juntamente com os bombeiros militares que lá integram, desceram utilizando a técnica de rapel, para fazer uma zona de pouso de helicóptero para levar os brigadistas próximo a linha de fogo para combater exatamente esse incêndio. Então o helicóptero está atuando, tanto na possibilidade do combate direto do fogo com o sistema bambi bucket, bem como a condução dos brigadistas para debelar o incêndio por terra”, explicou o coronel Clayton Frota Gomes, Gerente de Operações Aéreas da SSP-PI.

Imagens do Helicóptero da PM em ação no combate ao incêndio - (Ascom PMPI) Ascom PMPI
Imagens do Helicóptero da PM em ação no combate ao incêndio

Parque Nacional

O Parque Nacional da Serra das Confusões tem a área total de 823,85 mil hectares, do bioma da Caatinga. Entre as espécies ameaçadas protegidas nesta unidade de conservação, estão a onça-pintada, a onça-parda, o tatu-canastra, o tatu-bola, e as aves jacucaca e araponga-de-barbela.

Imagem do Parque Nacional da Serra das confusões - (ICMBIO/ Divulgação) ICMBIO/ Divulgação
Imagem do Parque Nacional da Serra das confusões
Com informações Agência Brasil