Nivaldo Duarte Val, 60 anos, morreu na madrugada desta quinta-feira (04), em um acidente grave registrado na BR-343, na cidade de Buriti dos Lopes, região Norte do Piauí.
LEIA TAMBÉM
O homem, que era irmão do ex-prefeito do município Bernildo Duarte Val, morreu ao colidir com um ônibus da empresa Guanabara enquanto conduzia uma motocicleta do modelo NXR150 Bros.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o ônibus havia saído de Luís Correia e tinha como destino Teresina quando colidiu frontalmente com a motocicleta. A suspeita é de que o acidente tenha sido causado pela vítima fatal ao invadir a faixa contrária.
No momento do acidente, o ônibus transportava 49 passageiros, mas nenhum deles sofreu lesões. O motorista, que também saiu ileso, chegou a ser submetido ao teste de alcoolemia, que deu negativo.
Diante dos fatos, o Samu foi acionado e constatou o óbito da vítima ainda no local. O corpo foi recolhido pelo Instituto de Medicina Legal (IML) de Parnaíba.
Piauí tem a terceira maior taxa de mortes por acidentes do Brasil
O Piauí apresenta a terceira maior taxa de mortes por acidentes de trânsito do Brasil, com uma média de 26,18 vítimas fatais a cada grupo de 100 mil habitantes. O número está acima da média nacional, que é de 14,98/100 mil.
Somente em 2022, o estado registrou 869 mortes no trânsito. Destas, 591 foram em acidentes envolvendo motocicletas. O Piauí apresenta a maior taxa do Brasil de mortes em acidentes de moto: 68,6%.
Para evitar acidentes, especialmente em rodovias, é importante que motociclistas fiquem atentos a algumas dicas, como:
- Utilizar-se de farol de luz baixa durante o dia e à noite;
- Utilizar capacete de segurança, com viseira ou óculos protetores;
- Segurar o guidom com as duas mãos;
- Usar vestuário de proteção;
- Respeitar as normas de circulação e conduta, como: evitar fazer ultrapassagens indevidas; não exceder o limite de velocidade; não conduzir o veículo sob o efeito de álcool ou drogas; entre outros;
- Fazer a manutenção do veículo;