O médico Marcus Vinícius Kalume (PT), ao assumir nesta segunda-feira (4) o mandato de deputado estadual na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), se torna, por consequência, o principal nome da base governista estadual para disputar a prefeitura de Floriano na eleição municipal do próximo ano.
Quinto suplente do PT, Kalume chega à Assembleia após uma articulação do governador Rafael Fonteles (PT), que precisou mexer no primeiro escalão do Palácio de Karnak. O chefe do Executivo exonerou a secretária de Defesa Civil, Norma Sueli Araújo, trouxe o deputado Nerinho (PSD) para a pasta e abriu a vaga para o médico.
A mexida de Rafael Fonteles é recebida na política de Floriano como um forte indicativo que Marcus Vinícius é mesmo a aposta do governo para desbancar o atual prefeito Antônio Reis, um dos poucos gestores municipais ligados a oposição liderada pelo senador a Ciro Nogueira (Progressistas). Ele assumiu o cargo após Joel Rodrigues renunciar para disputar vaga no Senado contra Wellington Dias (PT).
Marcus Vinícius é aliado do deputado federal Dr. Francisco Costa e foi o candidato a deputado estadual mais votado em Floriano. Ele alcançou 11.812 votos, contra 3.271 votos do segundo colocado, o deputado eleito Gustavo Neiva (Progressistas).
Agora, a Alepi passa a ter nove suplentes entre nomes da base governistas e oposição. Veja a lista:
- Pastor Gessivaldo Isaias (REPU)
- B. Sá (PP)
- Simone (MDB)
- Warton Lacerda (PT)
- Oliveira Neto (PT)
- Elisangela Moura (PC DO B)
- Helio Rodrigues (PT)
- Dr. Marcus Vinicius (PT)
- Dogim Felix (PP)