Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Produtores e artistas participam da 1ª Escuta Pública sobre a Lei Paulo Gustavo em União

Ao todo, o recurso destinado para a Lei de R$ 398 mil para o município de União

06/06/2023 às 16h58

28/09/2023 às 13h13

Mais de 40 produtores culturais e artistas de União participaram da 1ª Escuta Pública sobre a Lei Paulo Gustavo. Os presentes puderam tirar dúvidas e apresentar as principais demandas dos artistas do município. Ao todo, o recurso destinado para a Lei de R$ 398 mil.

Arão Paranaguá Santana, professor doutor na área de artes cênicas, foi o responsável pela apresentação do Plano de Ação dos trâmites para aplicação transparente e eficiente da Lei na cidade. Ele tirou diversas dúvidas dos produtores que participaram.

 - (Divulgação) Divulgação

Marcos Alves, fundador e presidente da Associação Promove, falou sobre a importância de ações como a Escuta Pública, para dar voz à cultura local. A entidade tem atuação abrangente, com incentivo ao canto, violão, dança e teatro.

“A escuta organizada pela equipe da Secretaria de Cultura significa um momento de abertura às vozes daqueles que de fato fazem a cultura acontecer em nosso município. É um momento rico, onde podemos ver uma abertura para aqueles agentes culturais que atuam no campo do audiovisual e que precisam de mais espaços para fazer a arte chegar a todos, ser democratizada de fato. A Associação Promove deseja ser parte dessa busca de tornar a cultura algo cada vez mais algo democrático”, declarou ele.

 - (Divulgação) Divulgação

Para a promoção das manifestações artísticas, foram apresentadas as especificações do Plano, com as divisões por áreas que receberão incentivo da Lei: produção audiovisual, manutenção de sala de cinema, capacitação de agentes culturais, apoio a produção cultural nas modalidades de economia criativa ou solidária ou em áreas como arte digital, artesanato, artes visuais, dança, literatura, música, teatro, carnaval, quadrilha, circos, coletivos culturais, cultura hip hop e demais manifestações ligadas a cultura de povos e comunidades tradicionais de matriz africana.

“Para se preparar para executar os recursos da Lei Paulo Gustavo, vem sendo feito um preparo prévio bem aprofundado no estudo da lei e suas regulamentações em União”, destacou Arão.

O prefeito Gustavo Medeiros e o secretário de cultura François Pierote participaram da reunião e destacaram a importância do encontro. O gestor adiantou que, para a cultura, a Prefeitura de União tem vários projetos, incluindo a construção de uma biblioteca e de um museu na cidade.

Para a Lei Paulo Gustavo, o cadastro para recebimento dos recursos está sendo realizado até o dia 15 de junho na sede da Secretaria de Cultura e Turismo. Um dos critérios de participação é que os projetos desenvolvam, também, ações sociais no município.

Mais sobre: