Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

VÍDEO: Homens se arriscam em pescaria na Cachoeira do Urubu

Vídeo mostra três homens pescando em uma área arriscada, devido a força das águas; "atitude irresponsável", disse Defesa Civil do Estado.

19/03/2024 às 11h36

Três homens não identificados foram flagrados pescando sobre pedras na Cachoeira do Urubu, entre os municípios de Batalha e Esperantina, no Norte do Estado. As imagens viralizaram nas redes sociais nesta terça-feira (19) e mostram a força da correnteza que passava pelo local, bem próximo aos homens.(Veja o vídeo abaixo)

Homens se arriscam em pescaria na Cachoeira do Urubu - (Reprodução / Redes Sociais) Reprodução / Redes Sociais
Homens se arriscam em pescaria na Cachoeira do Urubu
Carregando publicação do Instagram... Clique para ver a publicação

O vídeo foi feito por uma outra pessoa, que aparenta conhecer os três homens e os chama de "três pescador corajoso" e ainda pergunta se alguém "tem coragem ou não" de ir pescar no local. As imagens circularam na internet e ganharam grande repercussão. A Defesa Civil do Estado tomou conhecimento do caso. Para Werton Costa, diretor de prevenção do órgão estadual, trata-se de uma atitude "imprudente e irresponsável" do trio.

Aquilo ali é totalmente imprudente, é um absurdo, a presença daqueles pescadores naquela área. É uma ação isolada e imprudente dos homens. Eles fizeram aquilo para gerar engajamento. Você percebe que a filmagem está sendo produzida para mencioná-los como corajosos. Para não dizer irresponsáveis

Werton Costadiretor de prevenção da Defesa Civil do Estado
Werton Costa, diretor de prevenção da Defesa Civil do Estado. - (Assis Fernandes/O Dia) Assis Fernandes/O Dia
Werton Costa, diretor de prevenção da Defesa Civil do Estado.

A cachoeira do Urubu está com quedas d'água bem fortes devido ao grande volume de chuvas que tem caído em todo estado. Ainda de acordo com a Defesa Civil do Estado, as regiões Norte e Centro-Norte do estado estão em alerta alerta laranja de perigo de temporal. Já o alerta amarelo para perigo de chuvas intensas abrande as regiões Centro-Norte, Sudoeste e Sudeste do Estado.

Inclusive, o Centro de Gerenciamento de Riscos da Defesa Civil divulgou hoje (19) um alerta informando a possibilidade de chuvas intensas no Piauí nas próximas 48 horas. O alerta vale para os seguintes territórios piauienses: Entre Rios, Vale do Sambito, Vale do Canindé, Guaribas, Itaim e Itaueira, Serra da Capivara e Tabuleiros do Alto Parnaíba.

Campanha "Banho Seguro" foi lançada para alertar sobre riscos de banhos nesta época

Lançada em fevereiro, a campanha “Banho Seguro” tem o intuito de conscientizar banhistas sobre os riscos de afogamentos, bem como informar sobre medidas de prevenção para evitar essas ocorrências em locais com balneabilidade. A campanha é realizada em parceria com a Secretaria de Estado do Turismo, o Corpo de Bombeiros, Secretaria de Segurança e Polícia Militar. A iniciativa busca reforçar junto à população os cuidados e a atenção redobrada diante do aumento do volume das chuvas nesse período em que muitos turistas optam por se destinar a locais que incluem como lazer o banho em rios, lagoas, balneários, cachoeiras e açudes.

A campanha não se limita à sensibilização do público-alvo, mas também engloba ações práticas, como sinalizações e capacitação de pessoas para evitar esses acidentes. “A sinalização é necessária para orientar o banhista sobre características de profundidade, características de vazão, correnteza e risco. A intervenção educativa significa o contato direto dos órgãos públicos promotores da campanha com os usuários da área de banho, mas também com aqueles que querem renda com o espaço. A capacitação preventiva será o trabalho formativo junto a determinados segmentos diretamente envolvidos com a exploração econômica das áreas de banhos”, explica Werton Costa. 

A Campanha ainda não chegou em Esperantina, mas a Cachoeira do Urubu é um dos locais que deverão ter prioridade na ação. Tomar banhos em mananciais hídricos pode ser uma experiência refrescante e agradável, mas é importante tomar alguns cuidados para garantir a segurança e evitar riscos. Aqui estão algumas dicas:

  • Conheça o local: Antes de entrar na água, familiarize-se com o local. Verifique se há sinais indicando perigos, como áreas de correnteza forte, pedras escorregadias ou áreas profundas;
  • Pedras e Objetos Submersos: Esteja atento a pedras, troncos e outros objetos submersos que podem representar riscos. Uma lesão pode ocorrer se você entrar na água sem verificar a presença de obstáculos;
  • Correnteza e Pontes: Evite nadar próximo a pontes ou estruturas que possam criar correntezas perigosas. A água pode fluir de maneira imprevisível nessas áreas;
  • Supervisão de Crianças: Se houver crianças presentes, certifique-se de que estejam sob supervisão constante. Crianças devem usar dispositivos de flutuação apropriados, dependendo da profundidade e da correnteza do manancial;
  • Não Nadar Sozinho: É sempre mais seguro nadar em grupo. Em caso de emergência, ter outras pessoas por perto pode ser crucial;
  • Condições Meteorológicas: Esteja atento às condições meteorológicas. Evite nadar durante tempestades, pois relâmpagos e correntezas podem tornar a situação perigosa.

________

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.