Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Defesa Civil alerta para grande volume de chuva nos próximos dias no Piauí

Centro de Gerenciamento de riscos emitiu avisos de mau tempo para todo o Estado. Inmet aponta para risco de chuva com ventania.

19/03/2024 às 09h13

O Centro de Gerenciamento de Riscos da Defesa Civil divulgou um alerta informando a possibilidade de chuvas intensas no Piauí nas próximas 48 horas. O alerta vale para os seguintes territórios piauienses: Entre Rios, Vale do Sambito, Vale do Canindé, Guaribas, Itaim e Itaueira, Serra da Capivara e Tabuleiros do Alto Parnaíba.

Defesa Civil alerta para grande volume de chuva nos próximos dias no Piauí - (Assis Fernandes/O Dia) Assis Fernandes/O Dia
Defesa Civil alerta para grande volume de chuva nos próximos dias no Piauí

O alerta da Defesa Civil segue as projeções do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que emitiu, também, dois avisos de mau tempo para o Piauí para hoje (19). O alerta laranja de perigo de temporal abrange as regiões Norte e Centro-Norte do Estado. Já o alerta amarelo para perigo de chuvas intensas abrande as regiões Centro-Norte, Sudoeste e Sudeste do Estado.

Para as zonas em alerta laranja, há risco de chuva entre 30 e 60 mm/h ou de até 50 a 100 mm/dia, ventos intensos entre 60 e 100 km/h e risco de queda de galhos de árvores e alagamentos. Já para as zonas em alerta amarelo, há risco de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos entre 40 e 60km/h e risco de corte de energia elétrica.

O que fazer em caso de chuva intensa?

O Inmet orienta a população das áreas afetadas pelos alertas para:

  • Em caso de rajada de ventos, não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas.
  • Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda
  • Se possível, desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia
  • Obter mais informações junto à Defesa Civil pelo telefone 199 e junto ao Corpo de Bombeiros pelo número 193.

Aqui no Piauí, a Defesa Civil recomenda seguir as orientações dos órgãos competentes, principalmente evitando trafegar por áreas sujeitas a alagamentos.

________

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.