Na madrugada deste domingo (22), um terremoto de magnitude 5,3 foi registrado na África do Sul, assustando moradores da Cidade do Cabo e de outras localidades próximas.
Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o epicentro do tremor estava a uma profundidade de 10 quilômetros, cerca de 101 km a oeste de Brandvlei, na Província do Cabo Setentrional.
De acordo com especialistas, o terremoto ocorreu às 2h51, horário local, sendo sentido como tremores leves a moderados. Apesar do impacto, até o momento, não há registro de vítimas ou danos significativos. Autoridades locais ainda avaliam possíveis consequências do evento.
A magnitude de um terremoto é medida pela escala Richter, que varia de 0 a 10. Tremores entre 3,5 e 5,4 graus, como o registrado na África do Sul, são classificados como moderados, geralmente causando apenas leves vibrações nas edificações, sem provocar grandes destruições.
LEIA TAMBÉM
O que é um terremoto?
Terremotos são causados por movimentos nas placas tectônicas que compõem a crosta terrestre. Esses deslocamentos liberam energia acumulada, que se propaga em forma de ondas sísmicas. Apesar de avanços na tecnologia, prever terremotos com antecedência ainda não é possível.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.