Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Rafael Nadal anuncia aposentadoria do tênis aos 38 anos

A despedida oficial de Rafael Nadal acontecerá durante a Copa Davis, onde ele representará a Espanha de 19 a 24 de novembro.

10/10/2024 às 10h36

Rafael Nadal, recordista de títulos em Roland Garros, anunciou nesta quinta-feira (10) que está se aposentando do tênis. Aos 38 anos e atualmente ocupando a 158ª posição no ranking da ATP, o tenista espanhol enfrentou dificuldades físicas nas últimas duas temporadas, o que comprometeu seu desempenho de alto nível.

Sua aposentadoria ocorre dois anos após Roger Federer, seu grande amigo e rival, também deixar as quadras. Juntos com Novak Djokovic, os três formaram o lendário Big 3, que dominou o circuito masculino de tênis nas últimas duas décadas. Sua despedida oficial acontecerá durante a Copa Davis, onde ele representará a Espanha de 19 a 24 de novembro.

Rafael Nadal anuncia aposentadoria do tênis aos 38 anos - (Reprodução/Instagram) Reprodução/Instagram
Rafael Nadal anuncia aposentadoria do tênis aos 38 anos

“Estou deixando o tênis profissional. A verdade é que os últimos anos foram complicados, especialmente os dois mais recentes. Senti que não conseguia mais jogar sem limitações, e isso me levou a tomar essa decisão — declarou Nadal em um vídeo publicado em suas redes sociais”, informou o tenista.

Rafael Nadal é um dos maiores tenistas de todos os tempos, amplamente reconhecido por seu domínio em quadras de saibro, que lhe rendeu o apelido de "Rei do Saibro". Nascido em Manacor, na ilha de Mallorca, Espanha, em 3 de junho de 1986, Nadal construiu uma carreira marcada por sua incrível resiliência, força mental e estilo de jogo agressivo, especialmente em trocas de bola longas e intensas.

Ele é detentor de um número recorde de títulos no torneio de Roland Garros (14 vezes), o que solidificou sua lenda no saibro. Além disso, Nadal é vencedor de 22 títulos de Grand Slam, o que o coloca entre os maiores vencedores da história do tênis, ao lado de grandes rivais como Roger Federer e Novak Djokovic, com quem formou o chamado "Big 3" do tênis masculino.

Conhecido também por seu espírito esportivo, humildade e postura combativa em quadra, Nadal venceu importantes torneios em todas as superfícies (saibro, grama e piso duro) e conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 2008 em simples e em 2016 nas duplas. Sua carreira também foi marcada por superação de lesões graves, o que destacou ainda mais sua perseverança.

Além de seus feitos no esporte, Nadal é ativo em causas sociais, administrando a Fundação Rafael Nadal, que trabalha com educação e inclusão de jovens desfavorecidos. Sua longevidade e impacto no tênis o tornaram uma das figuras mais admiradas e queridas no esporte mundial.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.