Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Terremoto de magnitude 4.6 atinge a Colômbia durante a madrugada

Vídeos de câmera de segurança de alguns locais conseguiram registrar o momento em que o tremor de profundidade superficial foi sentido em Medellín

29/02/2024 às 11h25

29/02/2024 às 11h25

Na madrugada desta terça-feira (28), um terremoto de magnitude 4.6 atingiu mais uma vez a Colômbia. Vídeos de câmera de segurança de alguns locais conseguiram registrar o momento em que o tremor de profundidade superficial foi sentido em Medellín, acordando muitas pessoas na madrugada.

O terremoto foi sentido com intensidade em Bello - Antioquia e em outros departamentos como Córdoba, Sucre e Cauca. O abalo sacudiu Medellín, levando à evacuação de edifícios devido ao abalo, conforme relatado pelos serviços de emergência na capital antioqueña. O incidente despertou muitas pessoas por volta das 2 da manhã e muitos tiveram dificuldade para voltar a dormir após o susto.

Terremoto de magnitude 4.6 atinge a Colômbia durante a madrugada - (Reprodução) Reprodução
Terremoto de magnitude 4.6 atinge a Colômbia durante a madrugada

Os registros das câmeras de segurança têm circulado nas redes sociais, mostrando uma significativa intensidade do tremor. Órgãos de socorro em Medellín relataram a emergência do caso.

Segundo terremoto no território no ano

No dia 19 e fevereiro desse ano, um terremoto de magnitude 5.6 e profundidade de 60,7 quilômetros atingiu Cartago, no Valle del Cauca uma região localizada aproximadamente a 300 km da capital, Bogotá.

Conforme relatado pela imprensa local, o tremor foi sentido na capital e em outras áreas do centro e sudoeste da Colômbia. Foram relatados alguns danos em lojas e supermercados, por exemplo. Felizmente, nenhuma morte foi registrada.

Entenda como ocorre um terremoto

Um terremoto, também conhecido como sismo ou abalo sísmico, é causado pela liberação súbita de energia na crosta terrestre. Essa liberação de energia ocorre devido ao movimento das placas tectônicas, que compõem a crosta da Terra. Existem algumas causas principais para os terremotos:

  • Tensões tectônicas: As placas tectônicas da crosta terrestre estão em constante movimento devido à convecção no manto terrestre. Quando essas placas se movem, elas podem se chocar, se separar ou deslizar uma sobre a outra. Esses movimentos geram tensões nas rochas ao longo das falhas geológicas, que eventualmente são liberadas na forma de um terremoto.
  • Atividade vulcânica: A atividade vulcânica também pode causar terremotos. Quando um vulcão entra em erupção, o movimento do magma sob a superfície pode causar tremores.
  • Deslocamento de falhas: À medida que as placas tectônicas se movem, elas podem causar o deslocamento ao longo das falhas geológicas. Esse deslocamento libera energia na forma de ondas sísmicas, que são sentidas como tremores.
  • Deslizamentos de terra: Deslizamentos de terra podem ocorrer devido a eventos como terremotos, atividade vulcânica, chuvas intensas ou erosão. O movimento repentino de grandes massas de terra pode gerar vibrações que são sentidas como tremores.

Esses são apenas alguns dos principais mecanismos que podem causar terremotos. A compreensão desses fenômenos é crucial para prever e mitigar os efeitos dos terremotos nas áreas propensas a esse tipo de evento.

Com informações de Metro World News Brasil