Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

21 municípios do Piauí recebem sinal 5G a partir de hoje (18); veja lista

Com a liberação de sinal 5G desta segunda (18), o Piauí salta de 19 para 40 cidades aptas a oferecem a conectividade mais avançada.

18/03/2024 às 15h46

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) libera, a partir desta segunda-feira (18), lotes na faixa de 3,5 GHz para prestadoras de serviços que desejam licenciamento e ativação de estações do sinal 5G pelo país. Ao todo, 395 municípios do Brasil estão aptas a disponibilizarem o sinal, sendo que 21 delas são de cidades do Piauí. Veja a lista completa no final da matéria.

A nova liberação do sinal 5G vai impactar em aproximadamente 181,3 milhões de brasileiros, o que corresponde a aproximadamente 85% da população brasileira. Com a liberação de sinal 5G desta segunda (18), o Piauí salta de 19 para 40 cidades aptas a oferecem a conectividade mais avançada.

21 municípios do Piauí estão aptos a receberam o sinal 5G; veja lista - (Reprodução/Agência Brasil) Reprodução/Agência Brasil
21 municípios do Piauí estão aptos a receberam o sinal 5G; veja lista

Vale ressaltar que a liberação da faixa não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato nas localidades: a instalação antecipada de estações de quinta geração nessas cidades depende, exclusivamente, do planejamento das prestadoras de serviço de telecomunicações.

Além disso, a liberação de cidades ao sinal 5G é resultado de uma força tarefa da Anatel para migração do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banca C satelital para a banda Ku. Para isso, a pasta está readequando os lares brasileiros que possuem o equipamento antigo, distribuindo novas antenas para a liberação da faixa 3,5 GHz, necessária para a viabilidade do sinal da quinta geração (5G).

Clique aqui e saiba como solicitar uma nova antena parabólica gratuita

Principais diferenças entre o 4G e o 5G

O sinal 5G (quinta geração) e o sinal 4G (quarta geração) são padrões de tecnologia de comunicação móvel, cada um representando uma evolução em relação ao anterior. Aqui estão algumas diferenças entre eles:

1. Velocidade de conexão: O 5G oferece velocidades de conexão muito mais rápidas em comparação com o 4G. Enquanto o 4G pode fornecer velocidades de download em torno de 100 Mbps (megabits por segundo), o 5G tem potencial para alcançar velocidades de vários gigabits por segundo (Gbps), possibilitando downloads e uploads muito mais rápidos.

2. Latência: O 5G tem uma latência significativamente menor em comparação com o 4G. A latência se refere ao tempo que leva para os dados viajarem entre o dispositivo e o servidor. Com o 5G, espera-se que a latência seja reduzida para menos de 1 milissegundo (ms), o que é essencial para aplicativos que exigem resposta rápida em tempo real, como jogos online e realidade virtual.

3. Capacidade de conexão: O 5G é projetado para suportar um maior número de dispositivos conectados simultaneamente em comparação com o 4G. Isso é importante para o crescimento da Internet das Coisas (IoT), onde uma ampla variedade de dispositivos, desde smartphones e tablets até eletrodomésticos e veículos, estarão conectados à rede.

Veja a lista de novas cidades do Piauí aptas ao sinal 5G:

  1. Acauã;
  2. Agricolândia;
  3. Água Branca;
  4. Alto Longá;
  5. Barro Duro;
  6. Boa Hora;
  7. Boqueirão do Piauí;
  8. Buriti dos Lopes;
  9. Cabeceiras do Piauí;
  10. Cocal;
  11. Cocal dos Alves;
  12. Dom Inocêncio;
  13. Lagoa do Barro do Piauí;
  14. Lagoinha do Piauí;
  15. Nossa Senhora de Nazaré;
  16. Olho D'Água do Piauí;
  17. Passagem Franca do Piauí;
  18. Prata do Piauí;
  19. Queimada Nova;
  20. São Miguel da Baixa Grande;
  21. São Pedro do Piauí.
Em verde, estão as cidades do Piauí que já contam com o sinal 5G. Já em amarelo são as cidades que podem oferecer a nova faixa. - (Divulgação/Anatel) Divulgação/Anatel
Em verde, estão as cidades do Piauí que já contam com o sinal 5G. Já em amarelo são as cidades que podem oferecer a nova faixa.
Com edição de Ithyara Borges.