Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Artista piauiense de 12 anos vai representar o Piauí em exposição de carnaval no RJ

Pedro Gui vai embarca nesta quinta-feira(08) para uma exposição no Rio de Janeiro que acontece na sexta-feira(09)

06/02/2024 às 15h39

O artista mirim, Pedro Gui Fortes, de 12 anos, vai embarcar nesta quinta-feira(08) para uma exposição no Rio de Janeiro que acontece na sexta-feira(09). O evento é uma grande oportunidade de mostrar seu talento e representatividade cultural envolvendo o carnaval e levando o nome do Piauí para os outros estados.

O pequeno foi selecionado para participar de uma da exposição itinerante WHEN ART MEETS CARNIVAL "Quando a Arte encontra o Carnaval" no Rio de Janeiro e New York, representado pela galeria Saphira e Ventura de Nova York.

Exposição centrada em questões ambientais acontecerá entre os dias 09 e 17 de fevereiro - (foto: Reprodução) foto: Reprodução
Exposição centrada em questões ambientais acontecerá entre os dias 09 e 17 de fevereiro

Durante a pandemia da Covid-19, Pedro descobriu o talento com pinturas em tela. O garoto possui mais de 300 obras produzidas, já chegou a expor no Carrousel do Louvre, em Paris e lançou o livro "A Descoberta do Dom", onde conta a sua história com a arte. “Desde pequeno eu rabiscava, costumava desenhar alguns personagens de jogos e cantores que eu gostava. Com o tempo fui aprimorando. Comecei a pintar durante a pandemia quando tinha 8 anos”, conta o artista.

O garoto utiliza da técnica do pop art, aplicando cores vivas e inusitadas, formatos diferenciados e referências da cultura popular. ”Eu descobri o estilo Pop Art e me interessei, pois achei bonito. Então comecei a fazer pinturas coloridas nessa técnica", explica. 

Quadros de Pedro Gui - (Foto: Reprodução) Foto: Reprodução
Quadros de Pedro Gui

Em outubro do ano passado, Pedro Gui, foi nomeado embaixador mirim da Bienal da Amazônia 2025, durante uma exposição solo que aconteceu no Senado Federal em Brasília.

A Bienal servirá de palco para a realização de discussões e encontros sobre o meio ambiente como base para a sobrevivência. O encontro será caracterizado pela multiculturalidade, ampla abrangência artística e interação entre comunidades e entidades locais e internacionais.

Nomeação do artista como embaixador mirim da Bienal da Amazônia - (Foto: Reprodução) Foto: Reprodução
Nomeação do artista como embaixador mirim da Bienal da Amazônia
Iasmin Saraiva, com edição de Ithyara Borges