Dados da Secretaria de Saúde (Sesapi) apontaram para um aumento da procura de pacientes por exames de doenças sexualmente transmissíveis no Piauí. Entre janeiro e novembro deste ano, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) realizou 17.248 exames. No mesmo período do ano passado foram registrados 14.683 testes. Isso evidenciou um aumento de 17,47%, ou seja, 2.565 exames a mais em 2023.
LEIA TAMBÉM
A testagem realizada de forma antecipada desempenha um papel fundamental na prevenção e identificação de possíveis Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), até mesmo em estágios iniciais de contágio.
Segundo a coordenadora estadual da CTA, Cristiana Rocha, os testes realizados na CTA utilizam de uma metologia ágil, permitindo que os resultados sejam entregues no mesmo dia.
O Centro disponibiliza de uma série de serviços, incluindo exames e testes rápidos para HIV, sífilis, hepatite B e C. Além disso, o CTA fornece aconselhamento e orientações às pessoas que buscam pelos serviços.
Diagnóstico positivo
Em caso de diagnóstico positivo para sífilis ou hepatite B e C, os pacientes são encaminhados para as Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde será realizado triagem e tratamento adequado. No caso de diagnóstico positivo para HIV, a pessoa é encaminhada para os centros especializados, como o SAI do Hospital Natan Portal ou Lineu Araujo, onde poderão fechar o diagnóstico clínico com médicos especializados e iniciar o tratamento, se necessário.
Cristiana Rocha argumentou ainda que os atendimentos disponibilizados a população são gratuitos, bem como visam assegurar a prevenção e cuidado em todas as regiões do estado.
“Vale ressaltar que os testes rápidos também estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), facilitando o acesso da população a esses importantes recursos de saúde pública”, cita.
Funcionamento do CTA
Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) funciona diariamente, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na rua 24 de Janeiro, 124, Centro de Teresina. O telefone para contrato é o (86) 3216-2049.
A equipe do CTA não se limita ao seu espaço físico em Teresina, mas estende seu apoio técnico aos CTAs de Parnaíba, Floriano e Oeiras, bem como à atenção primária dos municípios circunvizinhos.