Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Criminosos se passam por médicos do Hospital de Campo Maior e dão golpe em pacientes

Os golpistas entram em contato com pacientes e familiares e solicitam pagamentos de valores indevidos

23/05/2024 às 15h20

23/05/2024 às 16h40

Criminosos têm se passado por médicos do Hospital Regional de Campo Maior para aplicar golpes. A unidade de saúde alerta que os golpistas entram em contato com pacientes e familiares via telefone ou whatsapp e solicitam o pagamento de valores indevidos. 

“Pedimos a todos que estejam atentos e desconfiem de qualquer solicitação financeira feita em nome do hospital. Caso recebam esse tipo de ligação ou mensagem, não realizem nenhum pagamento e, imediatamente, entrem em contato com a administração do hospital ou com as autoridades competentes para reportar a tentativa de fraude”, alerta o Dr. Anis Ghattás Mitri Filho. presidente da Santa Casa de Chavantes, entidade que administra o Hospital de Campo Maior. 

Criminosos se passam por médicos do Hospital de Campo Maior e dão golpe em pacientes - (Reprodução/Pixabay) Reprodução/Pixabay
Criminosos se passam por médicos do Hospital de Campo Maior e dão golpe em pacientes

A direção da unidade de saúde reitera que não solicita pagamentos ou informações financeiras por telefone ou mensagens de texto e que todos os serviços oferecidos são gratuitos para a população. 

Esse tipo de golpe tem se tornado cada vez mais comum. Recentemente, a família de um paciente internado em um hospital de Teresina denunciou ter sido vítima do “golpe do falso médico”. Eles chegaram a transferir R$ 4 mil para o golpista, que ligou para os familiares solicitando informações e dinheiro para exames. Dias depois, o paciente faleceu. O caso será investigado pela Polícia Civil. 

Como não cair no 'golpe do falso médico'?

Para evitar cair nesse tipo de golpe, é preciso tomar algumas precauções. Primeiro, verifique sempre a identidade do chamador. Se alguém ligar dizendo ser médico, peça seu nome completo, cargo e departamento. Em seguida, ligue diretamente para o hospital usando um número oficial, disponível no site do hospital ou em documentos de confiança, para confirmar a informação. 

Desconfie de qualquer pedido de dinheiro por telefone, pois médicos e hospitais legítimos não fazem esse tipo de solicitação. Qualquer pagamento deve ser feito pessoalmente ou através de métodos seguros e oficiais. 

Nunca forneça informações pessoais, bancárias ou de cartão de crédito por telefone, a menos que tenha certeza absoluta da legitimidade do interlocutor. Se suspeitar que recebeu uma ligação de um golpista, entre em contato com a polícia e reporte o incidente, pois eles podem oferecer orientação adicional e ajudar a prevenir que outros sejam vítimas.

Também é importante informar familiares e amigos sobre esse tipo de golpe, especialmente aqueles mais vulneráveis, como idosos. Quanto mais pessoas estiverem cientes, menor a chance de caírem no golpe. 

____________________


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.