Para além da beleza do litoral, dos cânions e dos patrimônios históricos, o Piauí possui belíssimos destinos religiosos para serem visitados, em especial no feriado de Nossa Senhora Aparecida. São cidades de forte expressão religiosa que acabam impulsionando o turismo local.
Confira abaixo alguns dos principais destinos religiosos do Piauí:
- Oeiras
Oeiras é conhecida no Piauí como a Capital da Fé e atrai milhares de fieis ao longo do ano, inclusive visitantes de outros estados. É em Oeiras que começa a Procissão de Bom Jesus do Passos, realizada sempre na sexta-feira que antecede a Sexta da Paixão. Durante o evento é encenada em céu a aberto a Via Sacra.
A cidade também sedia anualmente a Procissão do Fogaréu, que acontece na quinta-feira da Semana Santa. A Procissão do Fogaréu é feita somente por homens, que carregam lamparinas acesas durante o percurso, relembrando a perseguição dos soldados romanos a Jesus.
Outra festa religiosa bastante famosa em Oeiras é a Festa do Divino, realizada sete semanas após o Domingo de Páscoa, no Dia de Pentecostes, quando se comemora a descida do Espírito Santos sobre os doze apóstolos.
Além das festas, Oeiras possui uma série de patrimônios religiosos a serem visitados tais como o Museu do Divino Espírito Santo, o Morro da Cruz, o Museu de Arte Sacra e a Catedral de Nossa Senhora da Vitória.
Como chegar a Oeiras?
De carro: Saindo de Teresina, pela BR 316, em direção ao Sul do Estado, até o município de Alagoinha do Piauí. Em seguida, vire à direita a BR 343, até Regeneração. Então, vire à esquerda e siga pela PI 236 até o cruzamento com a BR 230, onde deve-se virar à direita e seguir até Oeiras.
- Floriano
Localizada a 245 Km de Teresina, Floriano também é um famoso destino religioso no Piauí. O município possui a segunda maior cidade cenográfica do Nordeste e é nela que é encenado o Espetáculo da Paixão de Cristo, considerado um dos maiores do Brasil. A cidade cenográfica é o teatro a céu aberto com 55 mil m² e sete cenários.
Além da encenação da Paixão de Cristo, Floriano também possui como atrativos turísticos religiosos a Co-catedral de São Pedro de Alcântara, o Milagroso Santuário de Nossa Senhora da Guia, a Capela Padre Pio de Pietrelcina e o Mosteiro das Monjas Concecpcionistas.
Como chegar a Floriano?
De carro: Saindo de Teresina, pela BR 316 em direção ao sul do estado até a Lagoinha do Piauí para pegar o entroncamento que dá acesso à BR 343. Seguir por esta até Floriano.
- Santa Cruz dos Milagres
Destino popularmente procurado por romeiros de todo o Brasil, Santa Cruz dos Milagres é considerado o terceiro maior local de romaria do Nordeste e o único santuário do Piauí oficialmente reconhecido pelo Vaticano. A história de devoção em Santa Cruz dos Milagres surgiu há mais de 200 anos, quando um beato pediu auxílio a um vaqueiro para fincar uma cruz de madeira no alto de um morro. Diz a história que o beato profetizou que, a partir dali, aconteceriam maravilhas.
Depois ele mostrou ao vaqueiro um olho d’água e disse que o local era milagroso. Ao voltar para casa e encontrar a filha doente, o vaqueiro, então, foi até a nascente indicada pelo beato e fez com que sua criança bebesse a água e tomasse um banho na fonte. A menina ficou curada instantaneamente.
A história se multiplicou e, com o passar dos anos, o número de fiéis que iam até a região em busca de um milagre aumentou. No santuário de Santa Cruz do Milagres há duas igrejas, sendo a matriz construída no século XX e um templo maior, com capacidade para 3 mil pessoas, inaugurado em 2016.
Santa Cruz dos Milagres abriga também a Casa dos Romeiros, onde muitos visitantes descansam depois de longas viagens.
Como chegar a Santa Cruz dos Milagres?
De carro: Saindo de Teresina, pela BR 316 em direção ao sul do estado, entrando na PI 225 na cidade de São Miguel da Baixa Grande e seguindo até Santa Cruz dos Milagres.