Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Dez lugares que você precisa conhecer em Teresina

De museus à locais com área verde e céu aberto, vale a pena se dar a oportunidade de conhecer Teresina

16/08/2023 às 14h43

28/09/2023 às 16h38

Nesta quarta-feira (16), aniversário de 171 anos de Teresina, o Portal O DIA separou uma lista de 10 lugares que você precisa conhecer em Teresina. A capital vai além do que se vê à primeira vista. Com sua herança cultural pulsante nas ruas e nos antigos prédios, a cidade possui sua beleza à seu próprio modo. Cabe aos moradores e visitantes explorar e dar a chance de encantar-se pela cidade. Confira:

1 - Planetário da UFPI

O Planetário da Universidade Federal do Piauí (UFPI) é um espaço dedicado ao aprendizado voltado à astronomia. O local promove observação com telescópio em dias específicos e uma sala interativa no prédio de Física que visa fazer demonstrações de experimentos científicos.

Durante o período da pandemia, o Planetário esteve fechado. No entanto, foi reaberto em julho deste ano para visitação. Para o público em geral, as sessões funcionam de Terça a Quinta, das 12h às 13h30. Já na Sexta funciona das 17h às 18h.

Planetário da Universidade Federal do Piauí - (Divulgação/UFPI) Divulgação/UFPI
Planetário da Universidade Federal do Piauí

2 - Museu do Piauí

Um mergulho na história e cultura do estado, o Museu do Piauí preserva um valioso acervo que conta a trajetória da região desde os primórdios até os dias atuais, através de artefatos e documentos.

O local também promove exposições e eventos diversos que visam valorizar a cultura nordestina. O museu funciona de Terça a Sexta, das 8 às 17 h e, no Sábado, das 08 às 12 h. Fica localizado na Rua Areolino de Abreu, nº 900, Centro de Teresina.

Museu do Piauí - (Joelma Abreu/ODIA) Joelma Abreu/ODIA
Museu do Piauí

3 - Theatro 4 de Setembro

O Theatro 4 de Setembro é um grande patrimônio histórico, arquitetônico e cultural do Piauí. Sendo um dos prédios mais antigos e preservados na sociedade, ele é palco de apresentações artísticas variadas, peças teatrais e concertos musicais.  

O teatro fica localizado na Praça Pedro II, Centro de Teresina.

Theatro 4 de Setembro - (Reprodução/Arte Fora do Museu) Reprodução/Arte Fora do Museu
Theatro 4 de Setembro

4 - Pólo Cerâmico do Poty Velho

A região do Poty Velho (anteriormente chamada de Vila Poti), tem uma rica herança cultural que segue presente nos dias atuais. O artesanato faz parte dessa cultura e as peças criadas pelos povos ribeirinhos da região podem ser conhecidas no Pólo Cerâmico do Poty Velho, um complexo de arte que mostra o quanto a tradição da cidade está ligada à cerâmica.

Leia também: 171 anos de Teresina: veja 5 curiosidades sobre a cidade

O pólo fica localizado na Rua Des. Flávio Furtado, bairro Poti Velho, zona norte de Teresina. 

Pólo Cerâmico do Poty Velho - (Assis Fernandes/ODIA) Assis Fernandes/ODIA
Pólo Cerâmico do Poty Velho

5 - Parque Lagoas do Norte

Também localizado na zona norte de Teresina, o Parque Lagoas do Norte oferece áreas verdes e espaços de lazer em frente a um lago. É um bom espaço para pedalar, fazer caminhada ou outras atividades físicas. 

O parque está localizado na Avenida Boa Esperança, bairro Matadouro, zona norte de Teresina.

Parque Lagoas do Norte - (Divulgação/PMT) Divulgação/PMT
Parque Lagoas do Norte

6 - Museu de Arte Sacra

O Museu Municipal de Arte Sacra Dom Paulo Libório é um importante espaço cultural teresinense. O local conta com rico acervo religioso e artístico. Inaugurado em 2011, o museu funciona na antiga moradia de Dom Paulo Libório, que foi bispo de Caruaru e Parnaíba.

O museu fica na rua Olavo Bilac, nº 1481, Centro de Teresina.

Museu de Arte Sacra - (Divulgação/Facebook) Divulgação/Facebook
Museu de Arte Sacra

7 - Mercado Central de Teresina

O Mercado Central São José ou “Mercado Velho” é um dos mais antigos centros comerciais de Teresina e traz em sua história a herança cultural regional. 

Lá você encontra uma variedade de produtos artesanais com a cara do Piauí, como diversos tipos de arte e culinárias típicas. O Mercado Central fica localizado próximo a Praça da Bandeira, no Centro de Teresina.

Mercado Central de Teresina - (Divulgação/PMT) Divulgação/PMT
Mercado Central de Teresina

8 - Igreja São Benedito

Tombada como patrimônio cultural brasileiro, a Igreja de São Benedito tem grande importância histórica. Com mais de 140 anos, o templo foi o terceiro a ser construído na capital. Em estilo toscano como as igrejas italianas, a paróquia de São Benedito é uma importante edificação e referência no que diz respeito à sua arquitetura. 

Suas portas, obras de Sebastião Mendes, também foram tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. A igreja fica localizada na Praça da Liberdade, Centro de Teresina.

Igreja São Benedito  - (Assis Fernandes/ODIA) Assis Fernandes/ODIA
Igreja São Benedito

9 - Encontro dos Rios

O Parque Ambiental Encontro dos Rios é um dos pontos turísticos mais visitados de Teresina. La, os rios Poti e Parnaíba se encontram. No local foi construída uma estrutura com espaço para pequenas exposições, quiosques para comercialização de produtos artesanais e o monumento à lenda do Cabeça-de-Cuia, lenda que faz parte da cultura regional.

O parque funciona diariamente e fica localizado na Avenida Boa Esperança, bairro Poty Velho, zona norte de Teresina.

 Parque Ambiental Encontro dos Rios  - (Divulgação) Divulgação
Parque Ambiental Encontro dos Rios

10 - Centro de Artesanato Mestre Dezinho

O artesanato é parte da cultura piauiense e está presente por todos os cantos da cidade. Em Teresina, o Centro de Artesanato Mestre Dezinho é um espaço dedicado à produção artesanal e à comercialização da arte piauiense. 

Sendo considerado um dos pontos turísticos mais importantes da cidade, o local conta com área externa extensa, artesanatos dos mais diversos tipos e venda de doces e bebidas regionais. O Centro de Artesanato Mestre Dezinho fica localizado próximo à Praça Pedro II, no Centro de Teresina. 

Centro de Artesanato Mestre Dezinho - (Reprodução) Reprodução
Centro de Artesanato Mestre Dezinho

Dica bônus: Jericoroa

Aqueles que gostam de tomar uma cerveja sentindo uma brisa parecida com a do litoral piauiense, precisam conhecer o Jericoroa. O bar fica localizado na coroa do Rio Parnaíba e só funciona em épocas de baixa das águas. A areia, o vento e a margem do rio lembram a praia e isso tem feito sucesso entre os teresinenses. Veja o vídeo abaixo:

Carregando publicação do Instagram... Clique para ver a publicação

Confira a matéria especial "Teresina, 171 anos: uma cidade singular" publicada no Jornal O DIA: