Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauí tem seis municípios inseridos no Mapa do Turismo Brasileiro; veja quais

Ao total, 38 cidades piauienses estão inseridas no ranking

26/01/2023 12:49

Novos seis municípios piauienses foram inseridos no Mapa do Turismo Brasileiro, uma ferramenta que reúne cidades com real vocação turística ou que são impactados pelo setor de viagens. Ao total, o Piauí conta com 38 cidades incluídas no ranking, onde os municípios de Corrente, Currais, Coronel José Dias, Floriano, Barras e Santa Cruz dos Milagres foram incluídos recentemente. 

Santa Cruz dos Milagres foi incluída no Mapa do Turismo Brasileiro (Foto: Roberta Aline)

Para o secretário estadual de turismo, Marcelo Costa, esse crescimento reforça a importância de realizar um trabalho integrado junto aos gestores municipais, de modo a estimular ações que promovam o nosso turismo dentro e fora do estado. “Vamos reforçar a importância da participação dos gestores municipais dentro desse processo e por isso, também disponibilizamos uma equipe para tirar todas as dúvidas relacionadas aos critérios exigidos para a inclusão dos municípios no Mapa do Turismo  Brasileiro. Queremos ver ainda mais municípios inseridos e beneficiados diretamente com ações e recursos do Ministério do Turismo para ampliar o desenvolvimento da atividade turística”, pontua o gestor.

Das 5.568 cidades no Brasil, 2.940 estão inseridas no Mapa, segundo dados do Ministério do Turismo (MTur). De acordo com a interlocutora do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), Alberita Nunes, estar presente no Mapa do Turismo traz uma série de benefícios, como fazer parte de políticas públicas, receber recursos para a realização de obras de infraestrutura e obter capacitação por meio da oferta de qualificação profissional.

“Agora ficou bem melhor para os municípios atualizarem o cadastro, pois com a alteração de atualização dos dados, o sistema fica aberto para a inserção destes. A ideia é que as prefeituras se organizem criando suas secretarias, seus conselhos municipais de Turismo e sensibilize o trade turístico para o cadastro no Cadastur, além de outras demandas que são critérios essenciais para o município fazer parte do Mapa do Turismo. O nosso intuito é aumentar ainda mais esse número”, frisa Alberita.

Veja quais são as 38 cidades piauienses incluídas no Mapa 

  • Aventura e Mistério, com as cidades de Buriti dos Montes, Castelo do Piauí, Cocal, Juazeiro do Piauí, Pedro II, Piripiri;
  • Polo das Nascentes, onde estão inseridos os municípios de Bom Jesus, Corrente, Cristino Castro, Currais e Ribeiro Gonçalves.
  • Polo Costa Delta, que inclui as cidades de Bom Princípio, Cajueiro da Praia, Ilha Grande, Luís Correia e Parnaíba;
  • Polo das Origens, com as cidades de Coronel José Dias, São João do Piauí e São Raimundo Nonato.
  • Polo Histórico e Cultural, com as cidades de Acauã, Amarante, Belém do Piauí, Caridade do Piauí, Floriano, Francinópolis, Jaicós, Marcolândia, Oeiras, Padre Marcos, Pimenteiras, Regeneração e Valença;
  • Polo Teresina, onde estão as cidades de Água Branca, Barras, Beneditinos, José de Freitas, Santa Cruz dos Milagres e a capital.

Requisitos

Para fazer parte da plataforma, os municípios precisam atender alguns requisitos, como dispor de uma secretaria/departamento para o turismo; dispor de Lei Orçamentária; ter os prestadores de serviços turísticos de atividade obrigatória regulares no CADASTUR; ter o Conselho Municipal de Turismo ativo; e assinar um termo de compromisso com o Programa de Regionalização do Turismo (PRT) e preencher a aba referente a atividade turística dos municípios.

Mais sobre: