Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Estudantes e servidores da UFPI escolhem amanhã a primeira reitora da instituição

A votação nesta quarta-feira (15) acontecerá em Teresina e outras 66 cidades do Piauí

14/05/2024 às 15h27

Nesta quarta-feira (15), os estudantes e servidores da Universidade Federal do Piauí (UFPI) irão eleger, em um momento histórico, a primeira reitora da instituição federal. Pela primeira vez, as três chapas concorrentes são encabeçadas por mulheres, são elas: 

Lívia Nery e Welter Cantanhêde lideram a chapa "Renovação com Autonomia e Humanidade", com experiência em Educação e Química, respectivamente. Ambos têm um histórico de orientação acadêmica na UFPI.

Nadir Nogueira e Edmilson Miranda encabeçam a chapa "Democracia, Reconstrução e Sustentabilidade". Nadir tem vasta experiência em cargos administrativos na universidade, enquanto Edmilson é diretor do Centro de Ciências da Natureza e possui pós-doutorado em Química.

Flavia Lorenne e Viriato Campelo lideram a chapa "Juntos pela UFPI: Rumo a Novos Tempos". Flavia é doutoranda em administração e professora da UFPI, enquanto Viriato Campelo é o atual vice-reitor buscando a reeleição.

Estudantes e servidores da UFPI escolhem amanhã a primeira reitora da instituição - (Arquivo O Dia) Arquivo O Dia
Estudantes e servidores da UFPI escolhem amanhã a primeira reitora da instituição

Desde ontem (13), começaram a ser distribuídas as urnas eletrônicas destinadas à Consulta Universitária da UFPI nos locais de votação em todo o estado. A Consulta Universitária faz parte do processo de seleção da nova reitoria. O resultado será enviado ao presidente da República, que terá a responsabilidade de escolher a próxima gestora. 

A votação na quarta-feira acontecerá em Teresina e outras 66 cidades do Piauí, onde estão localizados campi e polos descentralizados da UFPI. Os locais de votação já foram divulgados pela entidade e podem ser consultados aqui

Veja as propostas de cada candidata à reitoria da UFPI:

Todas as candidatas à reitoria da UFPI foram entrevistadas pelo O DIA, a fim de que pudessem apresentar suas propostas. 

A professora Lívia Nery apontou o orçamento apertado e a gestão de pessoal como os dois principais desafios que deverão ser enfrentados pela nova gestão da instituição. A candidata destacou ainda que sua eventual gestão terá foco nas pessoas que fazem a UFPI. Lívia comentou que as mulheres estudantes precisam de políticas que fortaleçam a participação delas no dia a dia da Universidade, assim como a UFPI precisa de ações voltadas para as profissionais que atuam em diversas áreas. 

“Pensamos em uma Universidade para o bem viver, para a valorização dos humanos. É nessa humanidade que nossa chapa tem foco. Queremos trazer um olhar para as estudantes que vêm com crianças para a sala de aula e precisam de uma rede de apoio”, declarou durante a entrevista.

Lívia Nery  - (Jailson Soares/ODIA) Jailson Soares/ODIA
Lívia Nery

Já para Nadir Nogueira, a prioridade da sua gestão será a assistência estudantil. Ela apontou que as residências estão precisando de infraestrutura, de melhorias, de manutenção. Nadir Nogueira afirma que a segurança nos campi da UFPI também deve receber atenção especial. Ela lembrou que somente o patrulhamento das áreas não é suficiente, mas que é necessário investir em tecnologia e propõe parcerias com a Secretaria de Estado da Segurança Pública. 

“A assistência estudantil está numa situação muito triste. As residências estão precisando de infraestrutura, de melhorias, de manutenção. Os jovens que conseguem esse benefício geralmente são de fora e não têm ninguém aqui e não têm para aonde ir. Nossa chapa vai priorizar a assistência estudantil. O que vamos trazer da gestão passada é a prioridade da assistência estudantil”, disse.

Nadir Nogueira  - (Jailson Soares/ODIA) Jailson Soares/ODIA
Nadir Nogueira

Por fim, a candidata Flávia Lorenne enfatiza que a ampliação dos espaços de diálogo é a sua principal proposta. Ela destacou que através desse diálogo é possível melhorar a estrutura dos campi e também ampliar a assistência estudantil. Para ela, a integração dos quatro campi, assim como da graduação e pós-graduação, são pilares no planejamento que sua chapa propõe para a instituição.

Flavia Lorenne - (Jailson Soares/ODIA) Jailson Soares/ODIA
Flavia Lorenne

“Nossa maior proposta é de pensar em uma gestão participativa construída de forma coletiva é que a gente valide os espaços de representações. Isso envolve os próprios sindicatos, os docentes, técnicos administrativos, alunos. Achamos que esse diálogo seja estreitado. Nossa intenção é fazer a universidade escutar mais”, afirmou Flávia Lorenne.

______

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.