Um estudo aprofundado sobre a situação da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) está sendo realizado pelo Governo do Estado para mudanças na instituição, revelou nesta quinta-feira (30) o secretário de Planejamento, Washington Bonfim.
A declaração do gestor aconteceu durante uma audiência pública realizada na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) sobre o Plano Plurianual 2024-2027 (PPA), mas que acabou tento o debate sobre a instituição como uma das principais pautas.
“Uma condição precípua para a gente pensar o planejamento de contratação, é pensar a questão dos cursos que estão sendo oferecidos na ponta. Claramente, e o governador tem demandado isso da Uespi, está em andamento esse estudo por parte da Uespi, e tem demandado também a criação de novos cursos ligados às potencialidades produtivas do estado”, disse o secretário.
A revelação do estudo aconteceu em meio à tramitação na Alepi de um Projeto de Lei Complementar que altera o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos professores da Uespi. Parte do texto é questionado pelos servidores.
Ao Portal O Dia, a coordenadora do Sindicato dos Docentes da Uespi, Lucineide Barros, defendeu a Alepi retire de pauta a matéria para que os pontos do projeto seja discutido com a categoria. Parta ela, a aprovação irá prejudicar os projetos de pesquisa e extensão da instituição.
Washington Bonfim, por outro lado, defendeu as ações do governo junto a Universidade ao apresentar que o governo já convocou 85 docentes e 75 servidores administrativos para trabalhar na instituição. Ele destacou ainda o diágolo com a reitoria da Uespi.