O juiz João Gabriel Furtado Batista foi eleito, na manhã desta segunda-feira (03), desembargador do Tribunal do Justiça do Piauí. O juiz passará a compor a Corte na vaga deixada com a aposentadoria do desembargador Oton Mário José Lustosa Torres. Ao todo, nove magistrados concorriam à vaga (veja lista completa ao final desta matéria).
O novo desembargador obteve 192,5 pontos. Já a juíza Lucicleide Pereira Belo ficou em segundo lugar, com 186,64 pontos, enquanto o juiz José Vidal de Freitas Filho obteve 181.10 pontos, ficando em terceiro.
Como novo desembargador, João Gabriel Furtado destacou que vai zelar para que o Judiciário siga prestando um trabalho de excelência. "Os Tribunais hoje têm balizas a obedecer e acompanhar, e o nosso tribunal não age nem é diferente dos demais. O que vai acontecer é que vão ter mudanças de vários desembargadores, que se aposentarão, mas acredito que isso não terá nenhum grande impacto para o TJPI", afirmou João Gabriel.
Tendo ficado em segundo lugar na votação dos desembargadores, a juíza Lucicleide Pereira Belo destacou, em seu discurso, que vibrou com cada nota recebida. "Em 118 anos de Tribunal de Justiça, sou a segunda mulher a integrar uma lista tríplice a desembargador. Não tem como não ficar feliz com um feito deste", disse a magistrada.
Já o juiz José Vidal de Freitas Filho destacou o merecimento de todos os nove magistrados que concorreram à vaga e parabenizou João Gabriel Furtado pela vitória. "É uma honra integrar uma lista tríplice do Tribunal de Justiça. É a segunda vez que chego até aqui e me engrandece mais estar acompanhado de nobres e merecedores colegas", destacou.
Leia também: Governador confirma Agrimar Rodrigues como novo Desembargador do TJ
A Sessão Plenária Administrativa para votação e escolha do novo desembargador ocorreu no Pleno do Palácio da Justiça. Desta vez, concorriam apenas magistrados, ou seja, não houve o quinto constitucional reservado a membros do Ministério Público e a advogados na composição dos tribunais.
Anteriormente, já havia sido realizada uma votação na Corregedoria do TJ para avaliar questões como cursos, sentenças e afins dos concorrentes. Os critérios utilizados na escolha do novo desembargador abrangiam merecimento, tempo de carreira, qualificações e atuação no Judiciário piauiense.
Durante a sessão, os 20 desembargadores votaram nos nomes da lista com notas de 1 a 5, sendo 1 a nota mínima e 5 a nota máxima para análise dos currículos dos juízes. Os votos são precedidos de uma justificativa para cada ponto analisado.
Lista de magistrados que concorriam à vaga:
João Gabriel Furtado Baptista
José Vidal de Freitas Filho
Lucicleide Pereira Belo
Dioclécio Sousa da Silva
Paulo Roberto de Araújo Barros
Antônio Lopes de Oliveira
Haydée Lima de Castelo Branco
Antônio Reis de Jesus Nollêto
Antônio Soares dos Santos