Nesta sexta-feira (15), foi realizado o lançamento do maior projeto de produção de hidrogênio verde (H2V) do mundo na cidade de Parnaíba. O lançamento contou com a presença do governador Rafael Fonteles e do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, além do ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Wellington Dias, e de empresários europeus.
LEIA TAMBÉM
Durante a solenidade, Bart Biebuyck, CEO da Green Energy Park, empresa europeia que irá investir R$ 50 bilhões no Piauí, comentou que o estado é um dos melhores locais do mundo para desenvolver um projeto como esse.
De acordo com ele, H2V estará cada vez mais presente em nossas vidas nos próximos anos e, através desses investimentos, o Piauí se tornará líder mundial na produção dessa commodity.
Em sua fala, o CEO da Green Energy Park enfatizou que o projeto deve gerar mais de 10 mil empregos no Piauí. O projeto, segundo Bart Biebuyck, é ambicioso, mas integra a necessidade global de reduzir a emissão de carbono no meio ambiente.
“O uso do hidrogênio é uma necessidade se quisermos descarbonizar as indústrias. Não há outras soluções. E essa é uma enorme oportunidade econômica para o Brasil e para o Piauí. É também uma forma de mostrar para o mundo como esse processo deve ser feito. Queremos produzir aqui hidrogênio para o uso local e internacional”, enfatizou.
Além de Rafael Fonteles, Wellington Dias e Geraldo Alckmin, estiveram presentes na cerimônia de lançamento do HUB de H2V, Pedro Vaquer, CEO da Solatio, empresa de energia solar internacional, Victor Hugo, diretor-presidente da Investe Piauí, além de outros gestores e autoridades do estado.
Em sua fala, Victor Hugo destacou que esse é um momento histórico. “O Piauí está liderando a transição energética no mundo e isso é possível graças às nossas condições naturais. Temos vantagens competitivas que nos posicionam frente a outras regiões no mundo”, disse.