Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauí lança aplicativo de saúde digital para cidades do interior

Apenas as cidades de Teresina e Parnaíba não aderiram ao programa.

01/04/2024 às 16h09

O governador Rafael Fonteles anunciou, nesta segunda-feira (1º), a expansão do Programa Piauí Saúde Digital, que aproxima a população em serviços de teleconsultas e telediagnósticos. A solenidade de anúncio foi realizada no Palácio de Karnak, sede do Poder Executivo estadual. Confira como ter acesso ao aplicativo no final da matéria.

Ao todo, 222 municípios piauienses, o que equivale a 99,1% da população, terão agora a disponibilidade de expandir e melhorar a rede de serviços de saúde, sobretudo da atenção primária e sua interação com os demais níveis. Apenas as cidades de Teresina e Parnaíba não aderiram ao programa.

Piauí lança aplicativo de saúde digital para cidades do interior; saiba mais - (Assis Fernandes / O Dia) Assis Fernandes / O Dia
Piauí lança aplicativo de saúde digital para cidades do interior; saiba mais

Para o governador, o programa vai possibilitar uma proximidade melhor da população com os serviços e atendimentos de saúde, independentemente da especialidade escolhida pelo cidadão. "Isso permite que o cidadão, de onde quer que ele esteja, não interessa se é em uma comunidade indígena, que ele possa ter o médico, se for o clínico geral, 24 horas por dia, os sete dias da semana", disse.

Na ocasião, foi anunciado ainda um mutirão de cirurgias e cataratas. A meta, segundo o governo, é realizar 28.364 cirurgias e 35.454 consultas até o fim de 2024, contemplando os 224 municípios.

Em relação às cirurgias, ampliamos em mais de 70% o número de procedimentos realizados. E com relação à vacinação, nosso estado, segundo o mais recentemente informativo do Ministério da Saúde, é o que tem a maior cobertura vacinal e, portanto, a nossa campanha integrada com os municípios funcionou muito bem

Rafael FontelesGovernador do Piauí

O superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade, Dirceu Campêlo, explica que o Programa Saúde Digital já foi implantado nos Territórios dos Cocais e do Vale do Itaim.

“A partir do dia 2 de abril será no Território do Vale das Mangabeiras, na região de Bom Jesus e Corrente, no sul do estado. Quanto ao Mutirão de Catarata, todo o programa está sendo realizado em estabelecimentos em hospitais da Secretaria de Saúde. Já foram executados mais de 1700 procedimentos nos municípios de Bom Jesus e Corrente. Agora o próximo território é na região de Uruçui”, argumenta o gestor.

Piauí Saúde Digital Sesapi  - (Emelly Alves / O Dia) Emelly Alves / O Dia
Piauí Saúde Digital Sesapi

Acesso ao aplicativo: Android (clique aqui) e IOS (clique aqui)