Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauí vai sediar Conferência Internacional de Tecnologias e Energias Renováveis

Evento acontece entre os dias 3 e 5 de junho com e vai discutir, dentre outras fontes de energia renovável, o Hidrogênio Verde.

18/04/2024 às 12h59

Nos dias 03, 04 e 05 de junho, o Piauí será palco de um rico debate acerca do desenvolvimento sustentável. É que o Estado sediará a Conferência Internacional de Tecnologias e Energias Renováveis (CITER), um evento gratuito que reúne especialistas e autoridades na área para tratar sobre um futuro energético mais limpo, justo e sustentável. O tema do evento é “As Tecnologias das Energias Renováveis no Contexto da Transição Energética Global Justa e Sustentável".

Piauí vai sediar Conferência Internacional de Tecnologias e Energias Renováveis - (Assis Fernandes/O Dia) Assis Fernandes/O Dia
Piauí vai sediar Conferência Internacional de Tecnologias e Energias Renováveis

O CITER contará com painéis simultâneos, feiras de negócios de energias renováveis, espaços de networking, atividades de popularização da ciência, de Educação Ambiental, além de atividades culturais e visitas técnicas. Um dos temas que será discutido na Conferência e que deve ocupar o centro dos debates é o do Hidrogênio Verde (H2V).

O Piauí já fechou parcerias com empresas estrangeiras para produzir e exportar o hidrogênio verde, aproveitando as potencialidades que o estado tem para a geração da fonte de energia limpa. Uma fonte que, segundo especialistas na área, vem sendo procurada por vários países do mundo como forma de atingir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU.

“Todo o planeta está correndo atrás dessa tecnologia. A Austrália tem colocado isso como prioridade, a Europa toda está correndo atrás do Hidrogênio Verde e o Piauí se destaca pela sua condição favorável do vento, o sol abundante e uma posição estratégica para a produção desta fonte de energia”, explicou o professor Ênio Pontes, curador da conferência.

Ênio Pontes é curador da Conferência Internacional de Tecnologias e Energias - (Assis Fernandes/O Dia) Assis Fernandes/O Dia
Ênio Pontes é curador da Conferência Internacional de Tecnologias e Energias

O CITER contará com 45 painéis simultâneos onde também serão debatidos temas como mudanças climáticas e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Na programação, se destacam a palestra magna intitulada “Cenários para a transição energética e o papel do hidrogênio verde na neoindustrialização do Brasil”, e os painéis: Hidrogênio Verde para Iniciantes, Aspectos Técnicos e Regulatórios das Energias Renováveis, Integração Tecnológica na Energia Eólica e o Hidrogênio Verde como Alternativa.

Confira aqui a lista completa com todos os painéis do CITER

Para Ana Paula Rodrigues, presidente do Instituto de Cooperação Internacional para o Meio Ambiente (Icima), a conferência é uma oportunidade de aproximar da população o debate sobre as energias renováveis e permitir que a sociedade participe ativamente do processo que ela chamou de “redefinição do futuro no planeta”.

“A realização desta conferência é fundamental porque ela está totalmente alinhada com os objetivos do Governo de tornar o Piauí um estado para o mundo. As pessoas vão poder participar tanto de forma presencial, quanto de forma online, e terão acesso ao rico debate que será feito. Vamos ter muitos palestrantes de fora que vêm de toda parte do mundo, de países que valorizam e estão nessa temática das energias renováveis e do hidrogênio verde”, afirmou Ana Paula.

A Conferência Internacional de Tecnologias e Energias Renováveis acontece nos dias 03, 04 e 05 de junho no Centro de Convenções de Teresina. O evento é gratuito.