Piripiri, localizada a 166 km de Teresina, foi uma das cidades mais quentes do país nesta sexta-feira (24). Com 40,8 ºC, o local registrou a quarta maior temperatura, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Na lista, a cidade piauiense ficou atrás de três cidades mineiras: Araçuaí, com 42,5ºC, Itaobim, com 42,4ºC e Salinas, com 41,8ºC.
Em algumas regiões do Piauí, o fim de semana será de temperaturas elevadas e sem previsão de chuvas. Na capital do estado, por exemplo, a temperatura deve atingir 40 ºC e a umidade do ar deve cair para 30% neste sábado (25). Durante a manhã e à noite, o céu permanece coberto por nuvens, mas a tarde será bastante ensolarada com céu limpo. Já no domingo (26), a temperatura máxima em Teresina é de 38°C.
Com calor persistente, a população piauiense deve continuar tomando os cuidados necessários, como ingerir bastante água, usar protetor solar e evitar se expor diretamente ao sol nos horários mais quentes do dia.
LEIA TAMBÉM
No Piauí, período chuvoso será irregular e com altas temperaturas
Geralmente, o Piauí tem ocorrência de chuvas intensas durante o período de Natal e Ano Novo. Contudo, as mudanças climáticas, não apenas no Piauí, mas globalmente, têm impactado as temperaturas.
Segundo Sara Cardoso, coordenadora da Sala de Situação da SEMARH/PI, o período chuvoso no Piauí este ano será irregular, acompanhado de temperaturas acima da média, especialmente por conta do fenômeno El Niño, que terá seu ápice em dezembro.
"Nós teremos ocorrências de chuvas com raios e alterações ventosas, além de chuvas significativas em curto período de tempo. No entanto, modelos de previsão já estão observando que a ocorrência do El Niño irá impactar as chuvas e elevar as temperaturas, que estarão sempre acima da média climática", afirma a climatologista.