Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

“Soma de esforços”, diz coronel Scheiwann, sobre balanço das ações de 2023

Em entrevista exclusiva ao portalodia.com, o comandante da PM-PI apresentou os dados das operações realizadas no ano passado

13/04/2024 às 15h00

A Segurança Pública do Piauí tem se destacada nacionalmente pelos intensos esforços em combater a criminalidade e reduz o número de crimes em todo o Estado. Somente no ano de 2023, as forças de segurança, que incluem Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Penal, realizaram mais de 105 mil atendimentos, apreenderam cerca de 280 toneladas de drogas, realizaram mais de 7.150 prisões e mais de 1.200 apreensões de arma.

Os dados, apresentados pelo coronel Scheiwann Lopes, comandante da Polícia Militar do Piauí, em entrevista exclusiva ao portalodia.com, demonstram a integração das forças de segurança do estado atuando de maneira integrada visando manter a redução dos índices de criminalidade, além de aumentar a sensação de segurança.

“Nosso grande diferencial foi orientação do nosso governador, de otimizar nossos recursos, por isso o foco tão grande no fortalecimento da integração. Se a gente divide, a gente perde esforços e trabalho. Essa integração é muito importante, porque é a soma de esforços da PM, PC, Corpo de Bombeiros, Polícia Penal. É fazer mais com menos. Veja o volume de demandas e operações que a gente fez”

coronel Scheiwann Lopescomandante da Polícia Militar do Piauí

Uma das ações que tornou a Segurança do Piauí referência nacionalmente, foi o combate ao roubo de celulares. A proposta, agora, é utilizar esse modelo de expertise para combater outras modalidades de crime, sobretudo de roubo de veículos, especialmente de motocicletas. Segundo Scheiwann, essa ação atingirá, inclusive, o número de mortes no trânsito.

Coronel Scheiwann Lopes, comandante da Polícia Militar do Piauí - (Assis Fernandes/ODIA) Assis Fernandes/ODIA
Coronel Scheiwann Lopes, comandante da Polícia Militar do Piauí

“A expertise criada uniu a capacidade operacional e de inteligência da polícia, com as mentes brilhantes e talentos que foram identificados. Para esse ano vai ser criado o nosso chamamento para o banco de talentos. Queremos descobrir os talentos que temos nas forças e na iniciativa privada que podem ser recrutados para fazer uma soma de esforços entre o poder público e o poder privado, de modo a obter soluções no combate à criminalidade”, acrescenta o comandante da PM-PI.

Ainda durante entrevista ao portalodia.com, o coronel Scheiwann enfatizou que o grande diferencial das forças de segurança do Estado do Piauí é a integração, visando somar esforços e reduzir recursos. 

“Visamos o combate à criminalidade, mas também à redução dos índices de criminalidade: redução de mortes, de roubos, de furtos, fortalecimento da capacitação dos nossos homens e mulheres. Isso se reflete na prestação de serviços de qualidade e na redução da letalidade policial. Hoje, a força de segurança pública do Piauí é uma das menos letais do país. Maior eficiência, redução de crime e baixa letalidade. É isso que se traduz numa eficiência da Segurança Pública. Não só aumento da sensação de segurança, mas redução da criminalidade”, concluiu o comandante da PM-PI, coronel Scheiwann Lopes.

_______

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.