O Ministério da Justiça deve adotar, como uma política nacional de combate ao furto e roubo destes aparelhos, o protocolo de recuperação de celulares criado e implementado no Piauí. A possibilidade de inclusão do protocolo foi confirmada pelo ministro da Justiça Ricardo Lewandowski, durante agenda com o governador Rafael Fonteles. No primeiro trimestre de 2024, o número de roubos de telefones móveis no Piauí reduziu 44%, em comparação com o mesmo período do ano passado.
A equipe ministerial, liderada pelo secretário-executivo da pasta, Manoel Carlos, recebeu explicações sobre os procedimentos adotados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI). O protocolo será incorporado ao Programa Celular Seguro, do Ministério da Justiça. “Esse protocolo exitoso será difundido como uma política nacional de combate ao furto e ao roubo de aparelho celular. O Governo do Estado do Piauí está de parabéns por esta iniciativa e o sucesso do programa, que iremos compartilhar com todo o país” declarou Manoel Carlos.
Quase 6 mil aparelhos já foram devolvidos aos donos, desde que o protocolo foi implementado no estado. Devido ao sucesso da iniciativa, outros estados da federação como o Ceará, tem buscado informações junto à Secretaria de Segurança, para criarem seus protocolos. A adoção pelo Ministério da Justiça foi comemorada pelo governador Rafael Fonteles.
Com as crescentes operações que visam recuperar e devolver aos donos os celulares roubados e furtados no Piauí, o número de aparelhos recuperados registrou um aumento de 150% de janeiro a outubro deste ano. Os dados são da Gerência de Análise Criminal e Estatística da Secretaria de Segurança Pública.
Os bons resultados de 2023 devem se repetir neste ano, afirma o delegado Matheus Zanatta. "No ano de 2023 realizamos 5.895 intimações, 3.500 celulares recuperados, atuamos em 10 cidades piauienses e em 64 lojas entre físicas e virtuais. Vamos continuar com o trabalho e agora estamos convocando mais mil pessoas para receberem seus aparelhos celulares que foram recuperados durante as operações", disse o delegado Matheus Zanatta.
Os donos dos aparelhos que receberam a intimação deverão comparecer na Secretaria de Segurança, apresentar o documento de identificação, nota fiscal, caixa do aparelho e o boletim de ocorrência que notificou o furto ou roubo, caso tenha ocorrido. Por isso, é importante registrar o B.O quando tiver um aparelho roubado.
LEIA TAMBÉM
________
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.