Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Mil celulares roubados serão devolvidos aos donos em mutirão em Teresina

A ação será realizada nos dias 06 e 07 de março - quarta e quinta, respectivamente - na sede da Secretaria de Segurança.

05/03/2024 às 07h31

A Secretaria Estadual de Segurança Pública vai realizar o primeiro mutirão do ano de 2024 para restituição de mil aparelhos celulares oriundos de furtos e roubos no Piauí. A ação será realizada nos dias 06 e 07 de março, na sede da Secretaria, localizada na rua Walfran Batista, número 91, bairro São Cristóvão, zona Leste de Teresina. A ação de devolução é coordenada pela Superintendência de Operações Integradas (SOI).

Celulares recuperados pela Polícia serão devolvidos no Piauí. - (Divulgação/Polícia Civil) Divulgação/Polícia Civil
Celulares recuperados pela Polícia serão devolvidos no Piauí.

Os donos dos aparelhos que receberam a intimação deverão comparecer na Secretaria de Segurança, apresentar o documento de identificação, nota fiscal, caixa do aparelho e o boletim de ocorrência que notificou o furto ou roubo, caso tenha ocorrido. Por isso, é importante registrar o B.O quando tiver um aparelho roubado, afirma o delegado Matheus Zanatta.

“Reforçamos a importância para que as vítimas de furto ou roubo de celular, registrem um Boletim de Ocorrência (BO), através do site da Delegacia Virtual ou em qualquer outra delegacia, informando o número do IMEI do celular para caso sejam recuperados posteriormente, os devidos proprietários sejam localizados”, disse o Zanatta.

Clique aqui e confira a lista

Recuperação de celulares roubados cresce no Piauí

Com as crescentes operações que visam recuperar e devolver aos donos os celulares roubados e furtados no Piauí, o número de aparelhos recuperados registrou um aumento de 150% de janeiro a outubro deste ano. Os dados são da Gerência de Análise Criminal e Estatística da Secretaria de Segurança Pública

Conforme o levantamento, em 2022 foram recuperados 1.285 celulares oriundos de furtos e roubos. Neste ano, até o mês de novembro, foram contabilizados 3.500 aparelhos recuperados. 

No ano de 2023 realizamos 5.895 intimações, 3.500 celulares recuperados, atuamos em 10 cidades piauienses e em 64 lojas entre físicas e virtuais. Vamos continuar com o trabalho e agora estamos convocando mais mil pessoas para receberem seus aparelhos celulares que foram recuperados durante as operações

Matheus ZanattaSuperintendente de Operações Integradas (SOI)
Matheus Zanatta, da Polícia Civil do Piauí. - (Divulgação / SSP-PI) Divulgação / SSP-PI
Matheus Zanatta, da Polícia Civil do Piauí.

Saiba como bloquear o celular em caso de roubo

Em um mundo cada vez mais conectado, onde o celular se tornou um item fundamental na vida das pessoas, a preocupação com a segurança dos dados se tornou um tema mais relevante do que nunca. Perder ou ter o celular roubado é uma situação preocupante. Perder ou ter o celular roubado pode ser um evento angustiante, mas existem medidas que podem ser adotadas para proteger as informações sensíveis e pessoais contidas no dispositivo.

Ativar o código PIN do aparelho celular é uma das formas mais seguras para proteger os dados e informações em caso de furto ou roubo. Por meio dessa ferramenta é possível bloquear e desbloquear o cartão SIM, adicionando uma camada extra de segurança em seus dados. Desta forma, toda vez que o usuário reiniciar o smartphone ou inserir outro chip em outro aparelho, o usuário precisará digitar o código.