Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

TCE-PI define índices preliminares de arrecadação de ICMS aos municípios piauienses para 2025

O ICMS é comumente utilizado pelos municípios como recurso financeiro aos cofres públicos para financiar serviços essenciais e promover o desenvolvimento das cidades.

10/06/2024 às 09h42

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) definiu os índices preliminares de participação de cada município do Piauí quanto a arrecadação do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços (ICMS) para o exercício financeiro de 2025. As novas diretrizes foram publicadas no Diário Oficial do TCE-PI na semana passada.

O ICMS é comumente utilizado pelos municípios como recurso financeiro aos cofres públicos para financiar serviços essenciais e promover o desenvolvimento das cidades. O conselheiro de Contas substituto, Delano Câmara, relator do processo, destacou a importância de divisão harmônica entre os municípios como forma de recebimento justo na arrecadação do imposto.

TCE-PI define índices preliminares de arrecadação de ICMS aos municípios piauienses para 2025 - (Divulgação) Divulgação
TCE-PI define índices preliminares de arrecadação de ICMS aos municípios piauienses para 2025

“A determinação dos índices de participação é um passo fundamental para garantir que a arrecadação do ICMS seja distribuída de maneira justa e proporcional entre os municípios do Piauí. Esses índices são calculados com base em diversos critérios que consideram a contribuição de cada município para a arrecadação total do imposto”, disse o conselheiro.

A partir da publicação da Resolução nº 08/2024 com os índices preliminares, os gestores públicos municipais terão prazo de 30 dias corridos para analisar o processo e, caso encontrem alguma divergência, podem apresentar eventuais contestações e solicitações de revisão. O prazo começa a ser contado após o documento ser publicado no Diário Oficial do Estado.

Ainda segundo as informações, Corte de Contas vai analisar as argumentações e contestações dos gestores para que, dessa forma, podem ser fixadas os índices definitivos de arrecadação de ICMS para cada cidade do Piauí. Esse processo, segundo o TCE, visa garantir a justiça fiscal e adequação às realidades de cada município.

Além do TCE-PI, participaram ainda do processo de definição dos índices preliminares de participação das cidades o Ministério Público de Contas do Piauí (MPC-PI), Associação Piauiense de Municípios (APPM) e representantes das Secretarias de Fazenda, Meio Ambiente, Educação e Saúde do Governo do Estado.

A tabela completa com os índices preliminares de arrecadação do imposto para cada cidade piauiense quanto ao exercício financeiro de 2025 pode ser consultado através do site do TCE-PI (clique aqui).


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.