O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, avaliou como positiva a articulação do governador Rafael Fonteles (PT) visando as eleições municipais no Piauí. Ele destacou o entendimento dos partidos que formam a base governista que conseguiram harmonia para saírem unificados nos principais municípios do estado.
“Quero parabenizar a direção do Partido dos Trabalhadores e também os outros partidos aliados, porque a gente chega antes mesmo das convenções com uma organização que nunca tivemos na nossa história”, disse. Para ele, os partidos tendem a ampliar o números de candidatos eleitos.
“Temos uma condição de ampliar a quantidade de prefeitos, vereadores e vice-prefeitos nos 224 municípios. Temos chance de sair de 2024 com o time fortalecido. Destaco o trabalho do governador Rafael, que tem uma tarefa imensa da governança e a dedicação a essa articulação”, afirmou.
Por outro lado, Dias reconheceu que por conta da intensa agenda que tem tido à frente do ministério do Desenvolvimento Social, tem ficado distante das discussões municipais, mas reforçou que sempre que pode está em diálogo com os líderes da bancada federal do estado.
Eleição nos principais municípios
Nos principais municípios do estado o governador Rafael Fonteles já apresentou os candidatos da base governista. Em Teresina, Fábio Novo (PT) foi o nome que conseguiu unanimidade nos partidos aliados. Em Parnaíba, Dr. Hélio (MDB) já teve pré-candidatura lançada com apoio do PT e Solidariedade. Em Floriano, o deputado Marcos Kalume está com o nome lançado. Já em Picos, o deputado Dr. Pablo Santos conseguiu unir MDB e PT para a disputa local.