Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Após sintomas de gripe, Firmino fará teste da covid-19 e cancela agenda

O prefeito anunciou por suas redes sociais que está se sentindo indisposto desde ontem, com tosse e dor de cabeça. Ele ficará em isolamento.

10/06/2020 11:38

O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB) anunciou por meio de suas redes sociais nesta quarta-feira (10) que cancelou sua agenda oficial por estar se sentindo indisposto e com sintomas de síndrome gripal. O prefeito escreveu em uma publicação: “Desde ontem tenho me sentido indisposto, com coriza, tosse, dor de cabeça. Como tem sido dias muito extenuantes, pode ser mesmo só o corpo reagindo ao momento”.

Leia também: UBS’s abrem no feriado e fim de semana para atender casos de síndrome gripal 

Na mesma postagem, o prefeito de Teresina disse que ficará em isolamento pelos próximos dias e que fará o teste para covid-19. “Assim que tiver o resultado, mostro para vocês”, escreveu Firmino.

Na sequência, os comentários dos seguidores do perfil de Firmino desejaram melhoras ao chefe do Executivo municipal e alguns sugeriram que ele busque acompanhamento médico na rede pública e “mostre como de fato é o atendimento”.


Teresina tem quase 95 mil infectados e prefeito rechaçou abrir comércio agora

O prefeito participou ontem (09) de uma coletiva de imprensa virtual onde divulgou os dados mais recentes da pesquisa sorológica que acompanha a evolução e a estimativa da pandemia do novo coronavírus em Teresina. Pelos dados revelados, a capital piauiense teria quase 95 mil pessoas com covid-19 e pelo menos 41 mil seriam infectantes, ou seja, estariam em estágio de transmissão da doença.

Na mesma coletiva, Firmino comentou a decisão do Governo do Piauí de iniciar a flexibilização da quarentena e permitir a retomada gradual de serviços não-essenciais, começando pelo setor automobilístico, da construção civil e da área da saúde. Para o prefeito, não ficaram claros os critérios técnicos adotados e ele reiterou que em Teresina, os decretos de quarentena permanecem, porque a pandemia ainda está em expansão na cidade.

“A gente não tem condição de abrir. É apagar fogo com gasolina e da nossa parte, isso se constitui como irresponsabilidade”, frisou o prefeito.

Leia também: Teresina - mais de 350 taxistas já fizeram teste de covid; 14 testaram positivo

Mais de 3 mil terceirizados serão testados em Teresina

Além de informar sobre seu estado de saúde, Firmino Filho anunciou também a ampliação da testagem daqueles que prestam serviço à Prefeitura de Teresina. De acordo com ele, só esta semana, 3.300 terceirizados serão testados para covid-19, incluindo trabalhadores da limpeza como garis, pessoal da capina urbana e outros profissionais que atuam na conservação da cidade.

“Nos próximos dias, vamos chegar a quase 14 mil servidores efetivos, comissionados, estagiários e terceirizados testados para covid-19”, informou o prefeito.

Além deles, vale lembrar que as empresas do setor privado de Teresina que pensam em reabrir suas atividades seguindo os protocolos de segurança, deverão proceder também com a testagem de seus colaboradores e informar por meio eletrônico à Fundação Municipal de Saúde (FMS) eventuais casos. 

Na coletiva de ontem (10), Firmino disse que a PMT concederá selos para as empresas que testarem seus funcionários, atestando que aquele estabelecimento está de acordo com as normas sanitárias previstas pelos órgãos públicos de saúde.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: