Foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (28) a nomeação de Ciro Nogueira como ministro-chefe da Casa Civil. O agora ex-senador piauiense se reuniu ontem (27) com o presidente justamente para tratar de sua ida para uma das principais pastas da estrutura governamental brasileira.
À frente da Casa Civil, Ciro terá a missão de auxiliar o Governo Federal na coordenação de ações dos ministérios e órgãos da administração pública, além de fortalecer o diálogo do Executivo com o Congresso Nacional.
Foto: Marcelo Correa/Presidência da República
Ciro se referiu ao convite de Bolsonaro como “honroso” e pediu “proteção a Deus para cumprir esse desafio da melhor que puder”.
A mudança de nome da Casa Civil faz parte de uma minirreforma ministerial na atual gestão. No mesmo ato em que nomeou Ciro Nogueira ministro-chefe da Casa Civil, Jair Bolsonaro exonerou o antigo titular da pasta, o general Luiz Eduardo Ramos, e o nomeou para o cargo de Secretário-Geral da Presidência da República.
A Secretaria-Geral da Presidência era comandada por Onyx Lorenzoni que, agora, foi nomeado para o Ministério do Trabalho e Previdência, que foi recriado.