Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Câmara Federal: apenas quatro partidos sobrevivem no Piauí após janela partidária

PT, PSD e Progressistas são as maiores siglas com três deputados, o Republicanos completa a lista

04/04/2022 12:06

PT, PSD, Progressistas e Republicanos foram os únicos partidos que sobreviveram com representação federal no Piauí. A concentração de deputados em poucas siglas confirmou a tendência que já se apresentava com a minirreforma eleitoral aprovada ainda em 2020. Além dos quatro partidos apenas o Solidariedade, PV, União Brasil, PL e Republicanos devem ter candidatos a deputado federal

Os três maiores partidos, com três deputados, continuam sendo PT; Rejane Dias, Merlong Solano e Flávio Nogueira, o Progressistas com Iracema Portella, Margarete Coelho e Átila Lira e o PSD com Fábio Abreu, Júlio César e Marcos Aurélio Sampaio. O Republicanos completa a lista com a deputada Marina Santos. O União Brasil provisoriamente possui assento federal com o deputado Paes Landim, que ocupa o lugar de Iracema Portella.

Os números apresentados até o momento mostram a drástica redução na quantidade de candidatos em comparação com anos anteriores. Em 2018, por exemplo, o Piauí teve mais de 100 candidatos a deputado federal. Em 2022 cerca de nove partidos devem ter chapa para federal, a redução no número de candidato deve ser de cerca de 50%.

Abaixo veja como fica a bancada federal.

PT

Rejane Dias (PT)
Flávio Nogueira (PT)
Merlong Solano (PT)

PSD

Fábio Abreu (PSD)
Júlio César (PSD)
Marcos Aurélio (PSD)

Progressistas

Iracema Portella (PP)
Margarete Coelho (PP)
Átila Lira (PP)

Republicanos

Marina Santos (Republicanos)

União Brasil

Paes Landim (Suplente)

FOTO: Rodolfo Stuckert / Acervo Câmara dos Deputados

Mais sobre: