Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Com governo instável, Dr. Pessoa troca de secretário a cada 24 dias; veja a lista

O caso mais recente é o da Secretaria Municipal de Juventude, a pasta teve o comando alterado três vezes em apenas duas semanas

14/04/2022 12:09

Uma gestão desordenada, um balanço exclusivo feito pelo Portal O DIA mostra que o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, já mudou de secretários 19 vezes em apenas 15 meses de governo. As idas e vindas no primeiro escalão municipal evidenciam a inconsistência da gestão, segundo o levantamento, em média a cada 24 dias Dr. Pessoa troca de secretário. O caso mais recente é o da Secretaria Municipal de Juventude, a pasta teve o comando alterado três vezes em apenas duas semanas. Quatro secretários já passaram pela Semjuv desde o início do governo.

Eleito com a proposta de uma gestão técnica, Dr. Pessoa lentamente abandonou a promessa de campanha para acomodar aliados políticos e familiares, hoje o Filho, João Pessoa (ETURB), o sobrinho, Claúdio Pessoa (STRANS) e o próprio genro, André Lopes (Governo) comandam secretarias do primeiro escalão. Pastas cruciais como Governo, Assistência Social, Finanças e Superintendências Administrativas estão entre a lista das secretarias que sofreram mudanças nos primeiros 15 meses de governo.

Para o vereador Edson Melo (PSDB) a inconstância de Dr. Pessoa e a falta de assertividade nas decisões causa prejuízos a população de Teresina. “Essa é uma atribuição do próprio prefeito, são cargos de confiança que ele pode tirar e colocar quem ele quiser no momento em que ele quiser. A gente torce que dê certo, não adianta ficar improvisando vendo só o aspecto político, tem que ser primordial o aspecto administrativo, botar gente competente no lugar certo”, criticou o vereador.

Na lista das pastas que mais sofreram alterações estão, além da Juventude, a SAAD Norte que já teve três superintendentes. A Secretaria de Assistência Social, ETURB, Governo, e Finanças, dentre outras, já foram comandadas por dois secretários. Ao final da matéria veja a lista completa de todas as mudanças. Na Saad Sul o prefeito chegou a afirmar que sequer sabia da mudança do superintendente.

A Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Teresina foi consultada, porém não se expressou sobre o assunto. O Portal O Dia continua a disposição para esclarecimentos.  

FOTO: Ascom PMT

Criações e reformas sem fundamento

Além das exonerações e nomeações sem fim na gestão de Dr. Pessoa, um outro fato chama a atenção na organização do governo da capital. Ao longo dos 15 meses de mandato Dr. Pessoa criou, rebaixou e depois recriou várias secretarias. O caso da Secretaria de Comunicação é um dos exemplos, no início da gestão a pasta foi rebaixada a coordenadoria, nos últimos meses, com o avanço da impopularidade do prefeito, voltou a ser secretaria. Duas Secretarias também foram criadas, Economia Solidária e Produção Agropecuária.

Veja a lista de todas as mudanças no secretariado:

  1. Semcaspi: saiu Eliana Lago entrou Allan Cavalcante
  2. Semjuv: saiu Pessoinha entrou Eliana Lago
  3. ETURB: saiu Caio Bucar entrou Pessoinha
  4. Arsete: saiu Allan Cavalcante entrou Adolfo Nunes
  5. Segov: saiu Adolfo Nunes entra André Lopes
  6. Comunicação: rebaixado de Secretaria para Coordenadoria
  7. Saad Sul: saiu Alípio Paiva entra Juca Alves
  8. Monsenhor Chaves: saiu Sheivan Lima entra Ênio Portela
  9. Ouvidoria: saiu Pedro Mousinho entra Marinete Feitosa
  10. Guarda Municipal: saiu Coronel Nixon Frota entrou André Viana
  11. Finanças: saiu Robert Rios entra Odimirtes Araújo Costa
  12. Saad Leste: saiu James Guerra entra Tatiana Guerra
  13. Saad Norte: saiu Ana Paula entra Luana Barradas
  14. Saad Norte: saiu Luana Barradas e entra Daniel Carvalho
  15. Semjuv: saiu Eliana Lago entra Débora Virgínia
  16. Semjuv: saiu Débora Virgínia entra Maria Paula Cardoso
  17. Secretaria da Mulher: saiu Karla Berger entra Lara Beatriz
  18. Comunicação: Lucas Pereira deixa de ser coordenador e vira secretário de Comunicação
  19. Economia Solidária: saiu Gessy Fonseca

Mais sobre: