Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Covid: Teresina deve adotar medidas mais restritivas; FMS se reúne com o COE

Comitê apresenta à Fundação dados da ocupação de leitos covid na capital. Amanhã, Dr. Pessoa deve se reunir com Wellingto Dias para alinhar medidas emergenciais.

21/02/2021 15:11

O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), o médico Gilberto Albuquerque, se reúne na tarde deste domingo (21) com membros do Comitê de Operações Emergenciais Municipal (COE) para discutir sugestões de endurecimento das medidas restritivas em Teresina. São ações direcionadas para conter os índices da covid-19, que têm estado em alta na capital.


Leia também: Gilberto Albuquerque acredita em novo pico da Covid-19 em Teresina


A informação foi confirmada ao Portalodia.com pelo secretário municipal de Comunicação, Lucas Pereira. Era esperado que o prefeito, Dr. Pessoa, e o vice-prefeito e secretário de Finanças, Robert Rios, também participassem da reunião. No entanto, os gestores acharam melhor esperarem a análise dos especialistas e técnicos para se reunirem amanhã (22) e acertar algumas medidas que devem ser adotadas na capital.


O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, se reúne hoje com o COE Municipal para discutir medidas mais restritivas para Teresina - Foto: O Dia

A Prefeitura ainda não informou que ações mais restritivas seriam essas a serem adotadas em Teresina nos próximos dias para conter o avanço do novo coronavírus, mas há expectativa de que elas sejam alinhadas com as ações a nível estadual, já que está sendo acertada uma reunião do prefeito Dr. Pessoa com o governador Wellington Dias. A intenção deste encontro é evitar impasses como os ocorridos no mês passado, em que Governo e Prefeitura divergiam quanto às restrições ao funcionamento de determinados setores econômicos.


Leia também: Governo do Piauí prorroga decreto e autoriza música ao vivo


“Amanhã o prefeito deve se reunir com o dr. Gilberto [da FMS] para definir e acertar algumas medidas que devem ser adotadas na capital. Também pode ocorrer um encontro entre o Dr. Pessoa e o governador, mas isso ainda está sendo ajustado. Eles podem se reunir amanhã também para adotarem medidas conjuntas”, explicou o secretário Lucas Pereira.

De acordo com o painel de monitoramento da covid-19 da Prefeitura, Teresina possui atualmente 60.347 casos confirmados do novo coronavírus com 1.322 óbitos. Ao todo, 27.215 teresinenses já foram vacinados contra a covid-19. A capital já contabiliza 28.890 doses da vacina aplicadas entre a primeira dose e a dose de reforço (2ª dose).

Piauí tem hospitais com mais de 80% dos leitos ocupados

A situação de Teresina quanto à ocupação de leitos e casos da covid-19 reflete uma realidade presente no Piauí como um todo. Vários hospitais regionais espalhados pelo interior do Estado se encontram em situação crítica quanto ao uso das vagas em UTI’s para pacientes infectados pelo coronavírus. 

Segundo boletim epidemiológico da Sesapi (Secretaria Estadual de Saúde), há unidades com mais de 80% dos leitos ocupados. A situação levou o COE (Comitê de Operações Especiais) a emitir um alerta por risco de colapso na rede de atendimento. Entre os municípios que mais inspiram preocupação estão Teresina, Parnaíba, Floriano e Piripiri.

Mais sobre: