Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

CPI da Covid: Ciro Nogueira quer convidar médica pró-cloroquina à comissão

Senador piauiense também apresentou requerimentos com convites a outros profissionais da área médica e solicitação de informações a estados e municípios

28/04/2021 16:06

O senador Ciro Nogueira (Progressistas) pretende convidar Nise Yamaguchi para falarem à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga omissões  do Governo Federal no enfrentamento da pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19) e irregulares na aplicação de recursos disponibilizados pela União para o combate à doença. 

Senador Ciro Nogueira (Foto: Assis Fernandes/ODIA)

A pneumologista ganhou notabilidade por defender o uso da cloroquina no tratamento de pacientes com Covid-19, o que gerou polêmica dada a não comprovação científica deste tipo de procedimento. Yamaguchi foi inclusive convidada pelo presidente Jair Bolsonaro para integrar o comitê de crise ainda na gestão do ex-ministro da Saúde, Henrique Mandetta, e cotada para substituí-lo quando este pediu demissão do cargo.

Nise Yamaguchi (Foto: Reprodução/Alesp)

Ciro Nogueira também solicitou a aprovação de convites a outros profissionais da área médica para falarem aos membros da CPI da Covid, como o neurocirurgião Paulo Márcio Porto de Melo, presidente da Comissão de Residência Médica (COREME) do Hospital Militar de Área de São Paulo e do Departamento de Neurocirurgia Vascular e do Departamento de Defesa Profissional da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN).

Estados e municípios entram na mira do senador

Entre a lista de requerimentos protocolados por Ciro Nogueira no colegiado também estão uma série de pedidos a gestores estaduais e de cidades com mais de 200 mil habitantes, como por exemplo o envio de notas de empenho, notas fiscais, ordens bancárias, processos administrativos de despesa, independente de ter havido licitação, dispensa ou inexigibilidade, e outros relativos a verbas recebidas da União para o enfrentamento da pandemia.

O senador piauiense integra a ala mais governista na CPI da Covid (Foto: Assis Fernandes/ODIA)

Em outro, o senador solicita que as diretorias gerais da Polícia Civil nos estados e da Polícia Federal enviem cópias integrais de todos os inquéritos ou investigações, em qualquer fase, relativos à aplicação de todos os recursos federais destinados aos estados e municípios. O parlamentar ainda requer a órgãos de controle estaduais, municipais e da União, dados sobre processos de investigação sobre a aplicação de recursos federais com o mesmo destino.

Apontado como membro da ala governista na CPI da Covid, Ciro Nogueira sempre questionou a criação do colegiado e foi um dos que defenderam a inclusão de governadores e prefeitos nas investigações. Recentemente, afirmou que as apurações de eventuais irregularidades poderiam chegar ao Piauí, o que colocaria um dos seus principais desafetos políticos, o governador Wellington Dias (PT), na mira da comissão.

Mais sobre: