Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Deputado Castro Neto critica Petrobrás e defende “meio-termo” no preço da gasolina

Com a medida o governo de Lula espera reduzir o impacto da inflação nos primeiros meses de gestão

03/01/2023 14:21

O Deputado Federal Castro Neto (PSD) fez duras críticas à política de preço da Petrobrás após um nova medida provisória prorrogar a isenção de impostos sobre combustíveis até o mês de fevereiro. Pela alteração as alíquotas de PIS/Pasep e Cofins incidentes sobre óleo diesel, biodiesel e gás liquefeito de petróleo ficam reduzidas.

Com a medida o governo de Lula espera reduzir o impacto da inflação nos primeiros meses de gestão. O texto também zera até 28 de fevereiro a cobrança de PIS/Pasep e Cofins sobre querosene de aviação e gás natural veicular, inclusive importados. A proposição suspende ainda a cobrança Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico sobre a gasolina pelo mesmo período.

FOTO: Ascom / Divulgação

Castro Neto defendeu um entendimento para que a população não seja prejudicada. “Vou tomar posse dia 01 de Fevereiro, sou contra o aumento de preço para a população mais acho que tem que ter um meio termo, algo que seja justo e bom para os dois lados. Uma das coisas que pegam na minha opinião é a paridade internacional do preço do Petróleo”, afirmou.

O parlamentar lamentou a prática econômica da empresa de combustíveis. “A Petrobrás produz com custos em real e na hora de vender atrela ao dólar. Não tem sentido isso dá um superlucro da Petrobrás, que vão para os acionistas. Não sou contra o lucro para os acionistas, mas acho que é uma estatal e uma empresa mas tem que ter os dois vieses”, finalizou. 

Mais sobre: