Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Desembargador José James deixa a presidência do TRE-PI, Erivan Lopes assume sexta

José James foi eleito para o cargo de Presidente do TRE-PI em 2020 e comandou o órgão por dois anos

06/04/2022 12:08

O Desembargador José James Gomes Pereira, presidiu na última terça (5),  a 32ª Sessão Plenária Ordinária dos juízes da instituição no ano de 2022. O evento marcou a última participação do magistrado como Presidente das sessões plenárias do TRE-PI, em virtude do encerramento do seu biênio 2020/2022, como líder da Justiça Eleitoral piauiense, nesta quarta-feira (6).

José James foi eleito para o cargo de Presidente do TRE-PI, em sessão plenária do tribunal eleitoral, realizada em 6 de fevereiro de 2020, na qual também foi escolhido o nome do Desembargador Erivan Lopes, como Vice-Presidente e Corregedor, em cumprimento ao art. 120, parágrafo 2º da Constituição Federal, combinado com os artigos 26 do Código Eleitoral e artigos 11 e 13 do Regimento Interno do TRE-PI. Ambos os indicados forma nominados para os cargos no TRE-PI pelo plenário do Tribunal de Justiça do Piauí – TJ-PI, em votação realizada por aquele tribunal no dia 4 de novembro de 2019.

Participaram da sessão solene nesta terça-feira (5), além do magistrado citado, o Vice - Presidente e Corregedor Regional Eleitoral, Desembargador Erivan Lopes, e os demais juízes eleitorais do Pleno, Teófilo Rodrigues Ferreira; Lucicleide Pereira Belo; Lucas Rosendo Máximo; Charles Max Pessoa Marques da Rocha; Thiago Mendes de Almeida Férrer; e o Procurador Regional Eleitoral, Marco Túlio Lustosa Caminha.

FOTO: Arquivo ODIA

Em sua fala o presidente agradeceu o apoio dos magistrados do colegiado e ressaltou os avanços. “Estamos encerrando o nosso biênio na condução deste EgrégioTribunal Regional Eleitoral do Estado do Piauí e podemos manifestar a nossa honra de ter passado por essa experiência. Abracei esse desafio e busquei desempenhar as atribuições institucionais inerentes a este órgão com responsabilidade, observância aos princípios e normas que o regem e, acima de tudo, com empenho, zelo e dedicação. Conseguimos avançar, mesmo enfrentando a Covid-19 e uma eleição municipal no momento mais violento da pandemia.”, disse o desembargador

Ao final das deliberações previstos na pauta, a palavra foi dada ao Diretor-Geral do TRE-PI, Ronaldo Maique Araújo Braga, que em sua fala destacou “Trabalhamos em face da continuidade administrativa, e, também, para a realização das Eleições Municipais de 2020, de forma segura em todos os sentidos. Recorremos à tecnologia, realizando nossos trabalhos de forma presencial e/ou remota, cumprindo todos os protocolos sanitários e de segurança institucional. As sessões de julgamento (1º Grau) foram realizadas por meio eletrônico e as sessões (2º Grau) por videoconferência”.

O novo Presidente do TRE-PI, Desembargador Erivan Lopes, tomará posse às 10h desta sexta-feira (8) no referido cargo, para o biênio 2022/2024, e o Desembargador José James Gomes Pereira, assume a Vice-Presidência do tribunal para exercício durante o mesmo biênio de 2022/2024.


Fonte: Com informações Ascom TRE-PI
Mais sobre: