O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), participa nesta segunda-feira (1) de uma reunião virtual da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) para discutir, dentre outras coisas, a formação de um consórcio de gestores municipais para a aquisição de vacinas contra o novo coronavírus (Covid-19).
Segundo o emedebista, a iniciativa visa acelerar a imunização dos teresinenses. Ele lembra que embora mais de 30 mil pessoas já tenham sido vacinadas na capital do estado, o processo de vacinação ainda não está na velocidade adequada devido à escassez das doses vacinas que têm chegado à Fundação Municipal de Saúde (FMS).
(Foto: Assis Fernandes/Arquivo/ODIA)
“Como prefeito de Teresina celebro a decisão do Supremo Tribunal Federal que garante aos municípios autonomia para comprar a vacina. Queremos manter o diálogo com o governo do Estado e com o governo federal, mas também achamos importante o alinhamento de ações junto aos colegas prefeitos”, declarou o doutor Pessoa.
A articulação do chefe do executivo municipal ocorre após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de autorizar Estados e municípios a importarem o imunizante em caso de descumprimento do Plano Nacional de Vacinação pelo governo federal ou de insuficiência de doses previstas para imunizar a população.
A liberação também vale para os casos em que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não conceda autorização em 72 horas para uso de imunizantes aprovados por agências reguladoras de outros países.