Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Marcelo: Wellington se comprometeu a não interferir na eleição da Alepi

Mesmo cientes da força do PT e do PP, que articulam para derrubar Themístocles Filho, emedebistas acreditam que ele conseguirá se reeleger com facilidade, desde que o governador não interfira no processo.

10/12/2018 13:36

Em reunião realizada nesta segunda-feira (10), no diretório regional do MDB, o deputado federal e senador eleito Marcelo Castro (MDB) disse aos seus correligionários que o governador Wellington Dias (PT) prometeu não interferir na eleição para a mesa diretora da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), que acontece em fevereiro de 2019.

Sob a coordenação do deputado federal Assis Carvalho, do PT, e do senador reeleito Ciro Nogueira, do Progressista, as duas estão articulando o lançamento de um nome com força para derrotar o atual presidente da Casa, Themístocles Filho (MDB). 

Nas eleições de outubro deste ano, PT e PP conquistaram duas das maiores bancadas da Alepi (com cinco deputados, cada), ficando atrás apenas do próprio MDB, que possui seis parlamentares eleitos para a próxima legislatura. 

Mesmo cientes da força das duas siglas lideradas por Assis e Ciro, os emedebistas acreditam que Themístocles conseguirá se reeleger com facilidade, desde que o governador não interfira no processo.

"Reafirmamos o apoio ao deputado Themístocles Filho, e ouvimos do deputado Marcelo Castro que o governador não deve interferir [na eleição]. Assim foi dito por ele, que se reuniu com o governador em Brasília na semana passada", relata Henrique Pires.

Convenção do MDB é adiada para 16 de março 

Ainda na reunião desta segunda-feira, os deputados do MDB decidiram adiar a convenção estadual para renovação do diretório estadual da sigla. 

A votação ocorreria no próximo sábado, dia 15 de dezembro, mas foi adiada para 16 de março do próximo ano.

Marcelo Castro, que é o atual presidente do partido no Piauí, explicou que a decisão foi tomada em conformidade com orientação do MDB nacional.

"Fizemos isso por conta de uma determinação da executiva nacional, que prorrogou a eleição dos diretórios estaduais por 150 dias. Diante disso, a convenção será realizada no mês de março", explicou.

Na reunião desta segunda-feira, os emedebistas também trataram sobre a eleição da mesa diretora da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), reforçando a defesa de um entendimento da base aliada em torno da candidatura do deputado Themístocles Filho (MDB), que disputará pela 8ª vez a presidência da Casa.

"Nós somos um grupo de partidos políticos que juntos elegemos o governador, e nós estamos trabalhando para haver um consenso, uma conciliação, para que se escolha o presidente da Assembleia. Se não for possível, a democracia exige que se vá para o voto e nós temos o nosso candidato, o deputado Themístocles Filho", afirmou Marcelo Castro.

Por: Cícero Portela
Mais sobre: