Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Governador sanciona reajuste dos professores e abono parcelado; veja os detalhes

Apesar da sanção, Professores da rede estadual protestam e buscam a concessão do reajuste linear

17/03/2023 09:20

O Governador Rafael Fonteles sancionou em uma edição suplementar do diário oficial da última quinta (16) o reajuste salarial dos profissionais do magistério público da educação básica ocupantes de cargo efetivo na rede estadual. Pelo documento, o piso salarial fica em R$ 4.420,55 (quatro mil, quatrocentos e vinte reais e cinquenta e cinco centavos) mensais. O documento pode ser consutlado pelo link.  

Apesar da sanção, Professores da rede estadual protestam e buscam a concessão do reajuste linear de 15% para todas as classes.

Ainda no documento, Fonteles estabelece que o abono, previsto a ser pago de forma excepcional no ano de 2023, seja disponibilizado pelo Poder Executivo através de parcelas.

A sanção do reajuste é feita dois dias após a aprovação do piso salarial dos professores na Assembleia Legislativa do Piauí. O projeto foi aprovado no plenário da casa na terça (14). 

FOTO: Assis Fernandes/ O DIA

Sindicato mantém movimento

A Presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Estado do Piauí, Paulina Almeida, analisou a sanção do reajuste e revelou que os professores continuarão dialogando com o governo para a ampliação do benefício a toda a categoria.

“Nós continuamos defendendo o reajuste linear para todos os trabalhadores. O Projeto de lei não contempla a todos da nossa categoria, apenas uma pequena parte, não é reajuste, é complementação salarial para alguns. Os professores que mais estudaram não estão recebendo nem um centavo de reajuste. Vamos continuar dialogando com o governo buscando o entendimento”, finalizou. 

FOTO: Assis Fernandes/ O DIA

Mais sobre: