Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Lideranças políticas lamentam a morte do ex-prefeito Firmino Filho

Senadores, deputados federais e estaduais e ex-membros da gestão de Firmino relembram trajetória do ex-prefeito.

06/04/2021 18:41

A notícia da morte do ex-prefeito de Teresina, Firmino Filho, na tarde desta terça-feira (06), tem causado comoção no meio político em Teresina, no Piauí e no Brasil. À frente da Prefeitura Municipal da Capital Piauiense por quase 20 anos, Firmino Filho teve seu trabalhado reconhecido por correligionários, opositores políticos e lideranças locais e nacionais.


Leia também

Lideranças políticas lamentam a morte do ex-prefeito Firmino Filho 

Presidente nacional do PSDB lamenta morte de Firmino Filho 

Prefeitura de Teresina decreta luto oficial de três dias pela morte de Firmino Filho 

“A história dele se confunde com a de Teresina”, diz Wellington sobre Firmino 

Ex-prefeito Firmino Filho morre em Teresina 


O senador piauiense Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas, disse estar abalado com o repentino e inesperado falecimento de Firmino Filho. Ciro afirmou que o ex-prefeito foi um servidor dedicado, eficiente e incansável para Teresina, destacou que ele amava a cidade e amava trabalhar pelo seu povo e realizar mudanças que melhoraram a vida de milhares de pessoas.

“Sinto-me pessoalmente entristecido pela perda de um amigo e de um aliado político que deu a mim a chance de também ser um trabalhador pela cidade de Teresina. Estamos todos um pouco órfãos com a morte de Firmino Filho, um acontecimento que nos choca, nos entristece e nos comove. Mas ainda que desfalcados da essencial companhia deste nosso amigo, do teresinense que fez da cidade sua paixão, acreditamos que podemos seguir firmes. Seu trabalho e seus exemplos haverão de seguir vivos conosco”, escreveu Ciro Nogueira.

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB) também foi outra liderança política que manifestou pesar pelo falecimento de Firmino. “Recebo com muito pesar a notícia da trágica more do ex-prefeito de Teresina, Firmino Filho. Minha solidariedade à famílias e seus amigos”, disse nas redes sociais.

O senador piauiense Elmano Ferrer (MDB) também usou as redes para se manifestar sobre Firmino. “Registro minha tristeza e profundo pesar pelo falecimento do ex-prefeito, que contribuiu de forma honrosa com seu trabalho para Teresina. Que descanse em paz e que Deus console sua esposa, deputada Lucy Soares, e Filhos”, disse Elmano.

O senador comentou que Firmino Filho foi uma das maiores lideranças políticas do estado e o gestor que ficou mais tempo à frente da Prefeitura da Capital. “Ele deixa um grande legado de realizações”, finaliza Elmano Ferrer.

Já a deputada federal Margarete Coelho (Progressistas) disse estar sem palavras para mensurar a perda e a dor. “Vivi inesquecíveis momentos e histórias com Firmino, um homem íntegro, de uma inteligência rara, pai de família exemplar, marido amoroso e apaixonado por Teresina”. A parlamentar prestou condolências à esposa do ex-prefeito, deputada Lucy Soares, e aos filhos do casal. “Muita luz, amigo. Que Deus esteja contigo”, finalizou Margarete.

Quem também se manifestou foi o delegado Samuel Silveira, que durante a gestão de Firmino Filho no seu último mandato, assumiu a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi). Delegado Samuel deixou uma mensagem em suas redes sociais em que disse que Teresina sempre vai lembrar de Firmino pela firmeza de caráter, pela sua hombridade, carinho cm o povo e pela sua coragem de fazer tudo que Teresina precisou. 

"As palavras fogem, o sentimento é não conseguir acreditar no que está acontecendo. Que Deus possa confortar a deputada Lucy Soares e aos filhos, Bárbara, Bruno e Cristina. Todo nosso respeito", escreveu o delegado.

Mais sobre: